5 dicas para cuidar de pessoas

icone relógio 4 minutos

de leitura

4 minutos

Nos últimos anos, notamos uma mudança no que se diz respeito à função do RH dentro das empresas. Essa mudança está atrelada ao cuidado com as pessoas, promovendo maior bem-estar para os colaboradores.

Porém, esse ainda é um desafio para muitas organizações, visto que a rotina de um profissional de Recursos Humanos se resume a muitos processos manuais e demorados, como o controle dos exames médicos, admissão, demissão, treinamentos, programas de benefícios, entre muitas outras tarefas que falaremos adiante.

Se esse é um problema que você enfrenta diariamente durante sua rotina de trabalho, calma que a Vixting te ajuda! Continue lendo para conferir dicas de como manter o foco total nas pessoas, e menos nos processos manuais. 

Foque naquilo que mais importa: as pessoas.

A rotina do RH

O setor dos Recursos Humanos tem um papel fundamental para a produtividade da empresa, uma vez que o recrutamento e seleção de novos talentos, bem como os procedimentos que acompanham a jornada do colaborador, são responsabilidades do RH que interferem diretamente nos resultados finais.

Dentre as funções já citadas anteriormente, não podemos esquecer que muitas vezes o RH precisa lidar com processos burocráticos, além das atividades operacionais que acabam deixando o profissional sem tempo para cuidar do que realmente importa, mesmo que também lhe seja atribuída a responsabilidade de uma boa relação entre empresa e colaboradores.

Ainda dentro das atividades ocupacionais desse setor, é imprescindível que o RH se atente aos exames médicos (que devem ser feitos em processo de admissão, demissão, periódicos ou quando solicitados pelo médico) e condições de saúde que o ambiente de trabalho proporciona.

Dicas para o RH melhorar sua gestão de tempo

Com tudo isso para fazer, fica realmente difícil sobrar tempo para adotar estratégias que melhorem a gestão de pessoas dentro da empresa. 

Mas sabia que tem formas de gerir melhor o seu tempo, para conseguir cuidar de todos? Se liga nas dicas para implementar o seu RH:

1. Digitalização.

Algumas tarefas atribuídas ao RH geram pouco valor tanto para o próprio setor quanto para os outros times. São coisas como a folha de pagamento, processos trabalhistas, benefícios e outros, que demandam muito tempo e impedem o bom gerenciamento das pessoas. 

A dica valiosa para resolver esse problema: aposte na digitalização! Seu setor pode ser um adepto ao conceito “menos papel, mais digital” facilmente, com o Vlow sua preocupação se resume apenas ao essencial: o bem-estar coletivo. 

Nosso sistema pode ser integrado ao seu e disponibiliza total gestão dos colaboradores, bem como folha de pagamento e registro de ASO e prontuário, tudo arquivado digitalmente!

Fazendo isso, boa parte dos processos deixam de ser um problema! 

2. Sua tomada de decisão baseada em dados!

Ainda falando sobre a praticidade que a automatização oferece, sabia que através do People Analytics é possível analisar os dados dos colaboradores no geral e verificar, por exemplo, a quantidade de colaboradores portadores da mesma doença?

Isso ajuda a traçar estratégias, adotar ações e elaborar planos mais assertivos para cuidados com a saúde. 

3. Converse com as pessoas e ouça atentamente.

O RH desempenha um papel de grande impacto nas relações dentro da empresa, inclusive, o setor tem o poder de colher informações e sugerir mudanças significativas no ambiente. Para isso, preste bastante atenção tanto nos dados que citamos anteriormente, quanto durante uma conversa com gestor e os demais colaboradores.

É através dos feedbacks que você consegue medir os pontos a serem melhorados, promover métodos de comunicação para a aproximação da equipe e ainda otimizar a gestão de conflitos dentro da empresa. 

4. Modernize, não fique para trás!

Já falamos sobre como a digitalização pode trazer benefícios para a gestão de pessoas, mas e os outros processos da sua empresa, estão modernizados?

Isso também pode encaixar no tópico anterior, sobre comunicação. A modernização não implica somente o uso de softwares, uma dica para modernizar é implementar novos canais de comunicação interna, principalmente se há colaboradores no modelo híbrido ou home office.

Esteja sempre por dentro de blogs sobre Recursos Humanos, Gestão Ocupacional e afins, procure conhecer as tendências e se integrar nas novidades do setor. O importante é estar sempre atualizado. 

5. Humanização.

Já que estamos falando de pessoas, é importante que sua comunicação e os processos sejam humanizados para que motive os colaboradores enquanto estão no ambiente de trabalho. 

Seja sempre transparente e deixe claro quais os objetivos da empresa, as medidas que estão sendo tomadas atualmente, bem como as medidas que ainda não foram colocadas em prática, mas que estão em planejamento.

A transparência, clareza e sinceridade ajudam a estabelecer um propósito em equipe, isso mantém os colaboradores engajados, diminui a ansiedade, transmite segurança e minimiza dúvidas.

“Mas e se eu não puder falar sobre tal assunto?”

Essa é uma situação que pode acontecer posteriormente, porém mantenha a calma e seja claro, explique que no momento não é possível entrar em detalhes. Está tudo bem não poder compartilhar uma informação, desde que haja transparência.

Com certeza a humanização pode trazer muitos benefícios, porém, estamos falando sobre gestão de tempo, então entenda que essa assertividade durante a comunicação também ajuda a agilizar os processos, já que mantém todos a par da situação atual, tira dúvidas e faz com que os colaboradores se sintam parte daquilo. 

Deixar as pessoas por dentro das novidades da empresa estimula a inclusão.

Cuide de todas as etapas da jornada do colaborador

Entendemos a importância e a necessidade do cuidado com as pessoas, mas devemos nos atentar a todos os colaboradores, e não somente aqueles que estão em processo de admissão ou recém admitidos pela empresa.

Os colaboradores que já vem atuando no ambiente de trabalho não podem ser negligenciados, afinal, eles também são importantes para a organização. 

Pensando nisso, estratégias de engajamento, ações internas, eventos, plano de carreira e benefícios também devem ser adotados para os veteranos!

É importante que todos se sintam acolhidos pela empresa e pelas outras pessoas.

E aí, curtiu saber mais sobre como ter seu RH focado em pessoas? Então siga a gente nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre Gestão Ocupacional, RH, Saúde Ocupacional e mais! 

Ou se quiser agendar uma demonstração gratuita, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!