RH orientado por dados

icone relógio 4 minutos

de leitura

4 minutos

O RH é um setor que acumula muitos dados sobre pessoas, o que acaba atrapalhando sua gestão se não houver uma estratégia por trás da organização dessas informações. É verdade que estamos na era dos dados, mas o desafio de praticar um RH baseado em dados é ainda maior se não houver conhecimento prévio das condições que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) impõe.

Nesse artigo, você vai ver sobre:

  • O que é RH orientado por dados;
  • Como a LGPD interfere no uso dos dados;
  • Como colocar em prática o RH orientado por dados;
Os dados oferecem melhor gestão do RH.

O que é RH orientado por dados?

O RH muitas vezes precisa passar por processos demorados como a captação e contratação de pessoas, planejamento de ações internas, estratégias para melhorar a qualidade de vida e reter os profissionais já contratados pela empresa. É bastante coisa, não é?

É com o objetivo de facilitar e garantir uma melhor gestão do tempo que usamos o RH orientado por dados. Através de plataformas de gestão de pessoas, como o Vlow, você tem acesso facilitado aos dados de seus colaboradores e candidatos, o sistema ainda te auxilia com o processo de contratação, captação de clínicas para agendamento dos exames, registro dos ASOs de forma digital, adequação ao eSocial, entre outros.

Transformando seu RH em um RH baseado em dados, seu processo é mais assertivo, as ações podem ser planejadas de forma a atender melhor às necessidades das pessoas, logo, você retém seus colaboradores e consegue contratações mais certeiras! 

Entender a importância da proteção das informações é imprescindível para o RH orientado por dados.

 Como a LGPD interfere no uso dos dados

O objetivo da LGPD é garantir a privacidade das informações pessoais e fortalecer o direito, como cidadão, de controlar a forma como utilizam seus dados. Dessa forma, você deve ficar atento, pois todas as empresas que coletam dados de clientes ou candidatos, mesmo que apenas nomes e e-mails, devem procurar estar atualizadas quanto às novas condições da LGPD.

A lei ainda traz algumas regras para a gestão dos dados, são elas:

  • Permissão para uso: O colaborador pode declarar a permissão para a empresa utilizar suas informações;
  • Proteção de dados: A empresa deve adotar medidas para proteger esses dados;
  • Termo simples: Os termos de licença e privacidade devem ser escritos em um formato simples e fácil de entender.

Alguns exemplos de dados pessoais:

  • Nome, nome completo e apelido;
  • Documentos de identificação (RG e CPF);
  • E-mail;
  • Fotos;
  • Localização;
  • Endereço;
  • Endereço IP.
Os dados são gerados diariamente.

Como colocar em prática o RH orientado por dados

A gestão dos Recursos Humanos precisa estar em constante evolução, visto que a seleção de profissionais impacta diretamente na produtividade e desenvolvimento da empresa. Tornar o RH digital permite que os profissionais do setor mantenham o foco naquilo que mais importa: as pessoas.

Como falamos anteriormente, a utilização de um sistema integrado de gestão pode auxiliar a coleta e armazenar esses dados da maneira correta, tornando seu RH mais eficiente e automatizado. 

Esse amontoado de informações que são gerados diariamente, são chamados de Big Data (clique aqui para conferir nossa matéria sobre Big Data). É através da análise desse conteúdo que conseguimos alcançar o necessário para colocar em prática ações pelo bem-estar dos colaboradores, oferecendo um melhor ambiente de trabalho.

Quer saber como fazer isso na sua empresa? Então vem conhecer um pouco sobre o Vlow!

People Analytics

O Vlow é nosso sistema de gestão ocupacional digital e integrado. Com ele, seu RH encontra tudo o que precisa para desempenhar suas tarefas diárias em um só lugar, desde admissão online simplificada até Segurança e Medicina do Trabalho.

Olha só como nosso sistema de People Analytics, integrado com os exames médicos, faz a coleta dos diagnósticos, armazenamento da forma correta e ainda disponibiliza gráficos para análise das informações dos colaboradores:

O People Analytics do Vlow permite a filtragem das informações através de classificações como idade, gênero e tempo de empresas.

Dessa forma, o RH tem o acesso detalhado às condições de saúde de todos os colaboradores, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados. Imagine quanto tempo é possível economizar no planejamento de ações focadas em saúde ocupacional com esse material! 

Além disso, você se livra de outras dores de cabeça com o Vlow, como:

  • Gestão ocupacional e de exames, garantindo redução de custos para sua empresa;
  • Aplicação de todas as NR’s, para promover integridade, bem-estar e satisfação aos colaboradores;
  • Validação dos documentos junto ao eSocial de forma automática;
  • Autoagendamento de exames admissionais, demissionais, periódicos e complementares;
  • ASO digital assinado pelo médico e hospedado em nossa plataforma;
  • PGR e PCMSO, evitando acidentes de trabalho e diminuindo o risco de doenças ocupacionais;
  • Treinamentos, como primeiros socorros, EPIs, trabalho em altura e outros.

O melhor, é que você tem acesso a tudo isso em uma única plataforma, digital e integrada! Clique aqui e fale com um de nossos consultores para agendar uma demonstração gratuita, não perca mais tempo com processos manuais, entre na era dos dados você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!