Big Data e Saúde Ocupacional

icone relógio 3 minutos

de leitura

3 minutos

A área da saúde vem se beneficiando cada vez mais com a expansão digital a fim de salvar e melhorar a qualidade de vida, e não poderia ser diferente na medicina ocupacional. 

Através da evolução tecnológica, os dados tornaram-se mais acessíveis com o uso de inteligência artificial.

Continue lendo e entenda como o Big Data pode ajudar sua empresa a oferecer um melhor ambiente de trabalho e bem-estar para todos. 

O que é Big Data?

Quanto tempo você passa utilizando o celular durante o dia? Consegue responder essa pergunta? 

Pois é, o uso da tecnologia para desempenhar múltiplas tarefas hoje em dia se tornou comum, perceba que a maioria de nossas atividades giram em torno de aparelhos eletrônicos, como os aplicativos de banco, que nos isentam da função de ir até a agência para fazer uma transferência; mapa de localização, que acompanha seu trajeto em tempo real; compras online, bem mais prático do que ir até o shopping; e claro, comunicação, seja por aplicativo de mensagens ou redes sociais. 

Todos esses aplicativos que utilizamos rotineiramente, deixam uma trilha digital de dados pessoais. 

Isso quer dizer que seu celular sabe quais produtos você deseja comprar, quais lojas virtuais você já comprou ou visitou, conhece seus hábitos de acordo com os aplicativos que mais utiliza, enfim… Seus passos digitais são rastreados em tempo real, o tempo todo!

Os anúncios direcionados para seu perfil nas redes sociais, são o maior exemplo prático do uso do Big Data. A partir da coleta desses fragmentos digitais, os anúncios entendem qual conteúdo pode ter mais valor para você. 

Agora imagine, quantos aparelhos conectados entregam todas essas informações o tempo todo? O Big Data, enfim, se trata dessa grande quantidade de dados gerados diariamente. O nome vem do inglês “grande quantidade de dados”, e a expressão é usada em Tecnologia da Informação (TI). 

Mas onde está o Big Data na saúde?

O Big Data é possível de ser aplicado em praticamente qualquer área profissional, essa análise é importante para conhecer e entender características pessoais e hábitos do seu público (ou colaboradores, no nosso caso!). Dessa forma, conseguimos compreender nosso ambiente interno e elaborar novas soluções.

Na saúde ocupacional, a análise dos dados é utilizada para prevenir situações de risco e oferecer melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. Através da medição dessas informações, abrimos portas para novos processos de otimização, como treinamentos, intervenções de bem-estar, ginástica laboral, programas educacionais para incentivar a rotina de exercícios físicos, exames médicos, plano de saúde e outros.

Na nossa plataforma da Vixting, inclusive, você tem acesso digital simplificado às enfermidades e outros fatores de forte impacto à saúde dos colaboradores, para promover ações que contribuam com a solução do problema corporativo.

Vamos supor que de acordo com os dados extraídos, 12 colaboradores apresentam dores nas costas. A implementação da ginástica laboral é interessante como medida preventiva para garantir o bem-estar na rotina de trabalho. 

Os dados na Vixting são filtrados de acordo com os laudos médicos, disponibilizando os resultados de forma geral, sem que os colaboradores tenham suas identidades expostas (de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados).

Se ficou interessado em implementar sua gestão ocupacional, entre em contato conosco! Oferecemos treinamentos humanizados de todas as NRs onde abordamos diversos temas, justamente para que em caso de emergência, todos saibam atuar e proteger o maior bem: A vida!

Conte com nosso time para ajudar a qualificar sua equipe e levar mais segurança para o dia a dia da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!