Inclusão social, qual o papel do RH?

icone relógio 4 minutos

de leitura

4 minutos

O Brasil é um país que apresenta bastante miscigenação, ou seja, mistura de raças, povos e etnias. Atualmente, as organizações estão buscando dar mais espaço para as classes que até pouco tempo atrás não eram bem aceitas no ambiente de trabalho, como PCD (pessoas com deficiências), idosos, pessoas com orientações sexuais variadas, classes sociais, etnias, crenças culturais, entre outros. 

Os responsáveis pelo RH da empresa podem impactar diretamente na cultura do ambiente corporativo, através de práticas que incentivem a diversidade. Mas, como colocar em prática? 

Nesse artigo, vamos entender o que é a inclusão social, qual o papel do RH e como promover a inclusão social no seu ambiente.

Então, continue lendo e fique por dentro do assunto! 

Lei nº 13.146: é a lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência,

O que é inclusão social?

Chamamos de inclusão social a prática de ideias que aproximam as pessoas independente de seu gênero, etnia, orientação sexual, deficiências ou outros. Basicamente, o objetivo da inclusão é evitar que haja discriminação.

A inclusão é uma responsabilidade social que pode trazer muitas vantagens para os colaboradores, para a empresa e para o mercado de trabalho no geral, visto que promove a diversificação, atrai novos talentos, melhora a produtividade e criatividade das equipes, além de fortalecer a imagem da marca empregadora e garantir que esteja conforme a lei. 

Quando falamos de inclusão, lembramos da diversidade. Esse é um termo muito confundido com a inclusão social, justamente pela sua semelhança entre os significados. Enquanto a inclusão são as ações, a diversidade está mais relacionada a dados demográficos e a pluralidade de pessoas.

Vamos a um exemplo prático, para facilitar: sua equipe possui pessoas de diferentes etnias, mas suas ideias não são levadas em consideração como as demais. 

Nesse caso, há diversidade no time, mas não há inclusão social.

Diversidade não é inclusão!

Qual a função do RH na inclusão social?

Como falamos anteriormente na introdução do nosso artigo, o RH tem o poder de interferir na cultura organizacional para promover a inclusão. Essas ações devem ser tomadas desde o processo de contratação, até o momento de desligamento do colaborador. 

O objetivo é tornar o ambiente adequado e adaptado tanto em questões físicas e estruturais, mas também incentivar a boa convivência entre a equipe e adaptação à rotina de trabalho.

Apesar do RH ser um setor que possui autoridade para organizar ações ligadas à inclusão social, na verdade são os líderes que apresentam maior influência quando se trata da percepção do colaborador, mas falaremos um pouco mais adiante. 

De qualquer forma, é imprescindível que os líderes estejam de acordo e alinhem as estratégias de inclusão com o time do RH, para começar a botar em prática sem erros!

Como implantar a inclusão social?

Oferecer apoio psicológico e um ambiente seguro onde o profissional se sinta acolhido, é o primeiro passo da inclusão. Trouxemos algumas dicas práticas de como executar um bom plano de inclusão, vamos lá?

1. Comunicação

É importante deixar claro para todos que a empresa não tolera nenhum tipo de discriminação, ainda há muito preconceito em nossa sociedade e o diálogo pode ser a melhor ferramenta para evitar conflitos. 

Ah, não esqueça de ressaltar que o RH está disponível para receber denúncias. É importante transmitir confiança.

2. Sua seleção com foco na diversidade

O processo de admissão acaba sendo uma etapa importante na jornada do colaborador, por isso é preciso garantir que não haja tópicos discriminatórios durante a seleção dos candidatos.

3. Treinamentos e capacitações

Realizar treinamentos e capacitações ajudam no desenvolvimento do colaborador, quando temos diversidade em nosso ambiente de trabalho o ideal é que todos tenham as mesmas capacitações para atingir metas.

4. Acessibilidade

Colaboradores com deficiência ou idosos agradecem! O espaço precisa ser preparado para receber a todos em suas condições individuais para que seja possível realizarem suas atividades.

5. Crie políticas de combate à discriminação e incentive a cultura da diversidade

Fazem parte das funções do RH e são essenciais para evitar julgamentos que podem prejudicar o desempenho do profissional afetado. Se a empresa está adotando uma cultura de inclusão e diversificação, essas normas auxiliam a excluir comportamentos de discriminação. 

Além disso, uma forma de incentivar a inclusão da cultura da diversidade, é trabalhar com todos os colaboradores, gestores e superiores, pedindo feedbacks e sugestões de como melhorar essa ideia na prática.

Cargos superiores são exemplos para as equipes, portanto seu comportamento pode afetar muito os outros. Algumas ações dos gestores que demonstram o cuidado com o colaborador devem ser tomadas, por exemplo, no caso de pessoas trans, chamar pelo nome social e com o gênero o qual se identifica, evitar brincadeiras que podem ser ofensivas, e outros.

6. Atente-se à datas comemorativas

Dia do Orgulho LGBT e Dia da Consciência Negra são exemplos de datas comemorativas que podem se tornar alguma ação interna de inclusão. Isso reforça que a empresa está de braços abertos para apoiar a diversidade e ajuda a manter talentos.

Conclusão

Entendemos então o que é a inclusão social, como o RH pode desempenhar práticas para incentivar essa responsabilidade social e conferimos dicas para começar a implementar a cultura da empresa. 

O mercado está cada vez mais competitivo e a diversidade tem sido a aposta certa para mais criatividade, inovação e produtividade, além de evitar processos trabalhistas, possibilitar a descoberta de novos talentos e tornar o ambiente de trabalho adequado para todos. 

Lembre-se que a deficiência, orientação sexual ou etnia, não alteram a capacidade do colaborador! Você só tem a ganhar diversificando sua equipe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!