Como incentivar os colaboradores

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Colaborador satisfeito é sinônimo de produtividade e metas alcançadas com sucesso, concorda? Por isso, é importante implantar estratégias e métodos para incentivar e engajar as pessoas. Para implantar uma política de incentivo na sua empresa, é preciso se atentar a alguns detalhes que vamos falar logo mais neste artigo.

Essa matéria abordará os benefícios que esse tipo de ação pode trazer para empresa e colaborador, além de um passo a passo para você não perder mais tempo e começar agora a incentivar seus talentos na prática! Então continue lendo e fique por dentro do assunto.

Por que adotar estratégias de motivação e engajamento?

Como já falamos anteriormente, o colaborador engajado no ambiente de trabalho e suas funções, estando motivado e satisfeito, traz benefícios em vários aspectos do que se trata o desenvolvimento da organização e crescimento pessoal.

É claro que não podemos pensar nas vantagens apenas para a empresa! A motivação também está relacionada à saúde do colaborador. Talentos que se sentem valorizados pela organização se sentem menos pressionados, além de despertar o desejo de entregar o trabalho com excelência, e ainda cumprem com mais alegria sua jornada no ambiente corporativo.

Confira alguns os benefícios que o programa de incentivo trás para ambos, tanto pessoa como empresa:

  • A produtividade aumenta;
  • Apresenta melhoras no clima organizacional;
  • Retenção de talentos, bem como atração de novos;
  • Redução de custos para a empresa;
  • Seu ambiente de trabalho fica mais saudável;
  • Contratações mais assertivas;
  • Melhora a imagem da empresa.
Equipes engajadas e motivadas produzem melhor!

Mas como implantar um programa de incentivo?

Confira algumas dicas para incentivar, motivar e engajar seus colaboradores:

1. Planejamento

Primeiramente, todo projeto precisa de um plano para que seja colocado em prática com sucesso. É importante pensar no caminho que a estratégia vai tomar posteriormente, isso inclui: colaboradores que estão sendo inseridos no ambiente corporativo, colaboradores que já estão ativos e métodos para que essa estratégia não seja descontinuada. É imprescindível que, após adotada essa estratégia, ela não seja excluída repentinamente.

2. Estude as necessidades de cada setor

Os benefícios não precisam ser os mesmos para todos os setores, visto que cada um possui metas, prazos e almejam alcançar resultados diferentes. Analisar cada setor antes de inserir o programa de incentivo é fundamental para que as ações sejam tomadas de forma correta.

Quer um exemplo? Áreas correlacionadas podem usufruir do mesmo benefício, é o caso do setor comercial e de compras. 

3. O papel do líder

Visto que o líder ou supervisor é a figura responsável pela equipe e que possui autoridade sobre os talentos, treinar essas pessoas para incluir as ações de motivação dentro do ambiente pode ajudar a agilizar o primeiro passo para a implantação. A posição de comando precisa ser inspiradora e otimista, para que assim possa auxiliar no desenvolvimento da cultura de engajamento.

4. Ofereça um ambiente adequado

O conceito de “safe place”, ou seja, lugar seguro! O suporte estrutural e emocional deve existir não apenas em dias de muito estresse e pressão, mas sim fazer parte da rotina da organização. Uma dica: estabeleça metas diárias e/ou semanais, que incentivem o colaborador a se desafiar e interagir com outras pessoas. Isso melhora a cultura organizacional e as relações internas, além de fugir da rotina maçante.

5. Reconheça seu time

Comemore uma meta alcançada ou uma tarefa concluída com sucesso, junto aos colaboradores. Não deixe de elogiar, mencionar o quanto a participação deles foi importante para atingir a meta, ressaltar a competência e parabenizar pelo bom trabalho desempenhado. Esse tipo de reconhecimento agrega e muito na cultura de incentivo. 

6. Incentive também o desenvolvimento pessoal e profissional dos talentos

Cursos, workshops, treinamentos, lives, seminários, enfim.. Todos esses recursos hoje em dia são facilmente acessíveis, experimente disponibilizar e incentivar o aprendizado.

7. Saber falar, mas também ouvir

Muitas vezes pode ser difícil identificar pontos a serem melhorados dentro da organização, ainda mais quando se trata de várias pessoas compartilhando o mesmo ambiente. Essa análise pode se tornar mais fácil com uma pesquisa de clima organizacional, onde os colaboradores terão liberdade para expressar suas opiniões, desejos, preferências e feedbacks. 

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