Cultura Organizacional

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Entenda a importância da cultura organizacional

Para uma organização permanecer bem-sucedida é preciso analisar diariamente as variáveis do ambiente externo e construir uma cultura organizacional eficaz e de fácil linguagem para que todos possam se identificar e representar a mesma. Podemos dizer que a cultura organizacional é o conjunto dos valores, hábitos e crenças que são abraçados pelos colaboradores.

É importante salientarmos que cada empresa tem sua cultura e com ela as suas particularidades. Utilizaremos para exemplificar o modelo de cultura organizacional da Disney que por sua vez trata-se de uma referência mundial.

1. Otimização do engajamento dos colaboradores

Uma das chaves de sucesso modelo Disney de gestão, parte do entendimento das aspirações de cada equipe, representando claramente a boa relação entre empresa e funcionários, exprimindo respeito e confiança, visando atrair e reter profissionais engajados e encantados com a organização. Eles possuem um sistema de reconhecimento interno, que tem como objetivo manter os cast members motivados. 

2. Aumento da satisfação dos clientes finais

Quando os colaboradores estão encantados por seu trabalho e atividades automaticamente eles reproduzem essa satisfação contagiando todos ao redor. 

3. Diferenciação no tratamento, referência e atendimento

O próprio Walt fez questão de garantir que todos devessem ser bem tratados nas dependências da Disney. Por isso, todo cast member sabe que precisa estar dentro do Disney Look (regras de conduta e aparência), ou seja constantemente sorrir, ser gentil, cuidadoso e amigável. A cortesia é imprescindível para um atendimento de excelência, gerando proximidade e fidelidade. 

4. Detalhamento e inovação para enfrentar os desafios

O mundo Disney é cheio de magia e fantasia, por isso é dever de qualquer colaborador garantir que as histórias e contos de fadas sejam mantidos. Cada detalhe lá garante que as aventuras tenham vida, desde a decoração até o uniforme dos funcionários. Cada um deve ser responsável por fazer de tudo para que a magia não seja quebrada e o sonho dos visitantes não acabe. E, mais do que apenas passar isso pro público, é preciso realmente internalizar a magia e se divertir desempenhando o seu papel. Afinal de contas, o show deve sempre continuar. 

5- Eficiência e valorização

Nada seria possível sem muita dedicação e comprometimento ao trabalho. Por isso, a Disney valoriza muito que as funções sejam desempenhadas com muita agilidade e qualidade. No mundo dos cast members não existe “empurrar” uma responsabilidade para um colega. A autonomia é levada muito a sério! Todos são treinados e capacitados para resolver qualquer tipo de problema com a mesma eficiência. Além disso, qualquer colaborador, independente do cargo deve prezar pela limpeza e organização do ambiente, oferecer informações e auxiliar os visitantes em qualquer situação (até Walt Disney fazia questão de recolher lixo do chão quando andava pelos parques). Isso tudo contribui para que as coisas ocorram de maneira harmônica e tudo se encaixe muito bem. 

Sendo assim, os benefícios de ter uma cultura organizacional consolidada e bem focada são inúmeros pois o funcionário terá prazer em trabalhar e fazer parte muito mais do que ter apenas um “emprego”.  

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