Colaboradores bem cuidados, sinônimo de crescimento

icone relógio 4 minutos

de leitura

4 minutos

Os colaboradores são o maior bem da empresa, visto que são os responsáveis pelos resultados e crescimento da organização. É por isso que devemos nos preocupar com melhorias durante sua rotina de trabalho, ainda mais se levarmos em consideração que a maior parte do tempo passamos no ambiente corporativo e não em casa!

Dessa forma, o ambiente precisa ser adequado às necessidades de todos, considerando suas limitações e mapeando formas de melhoria constantemente. Nessa matéria, vamos ver algumas dicas para cuidar melhor dos seus talentos na prática, vamos lá?

Veja também como incentivar seus colaboradores clicando aqui.

Doenças ocupacionais

Bem, antes de tudo, é importante tomar conhecimento das possíveis doenças ocupacionais a qual estamos expostos durante a jornada de trabalho.

É o caso do burnout, que recentemente foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como doença ocupacional. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela International Stress Management Association (Isma-BR), 32% da população ativa no mercado de trabalho apresentavam sintomas da síndrome do estresse.

Em outra pesquisa, desta vez pela Universidade da Califórnia, os dados levantados mostraram que trabalhadores felizes conseguem vender até 37% a mais, além de se tornarem 3x mais criativos e 31% mais produtivos.

Investir na saúde dos colaboradores é cuidar do seu bem mais precioso, além de trazer outros benefícios, como:

  • Reduz gastos;
  • Melhora o ambiente de trabalho;
  • Aumenta a produtividade da equipe;
  • Apresenta melhores resultados;
  • Diminui o risco de doenças ocupacionais e acidentes;
  • Retém talentos e atrai novos;
  • Engaja mais as pessoas;
  • Aumenta a qualidade na entrega de tarefas.

Mas, como colocar em prática para se ter colaboradores bem cuidados? Continue lendo para saber mais.

O ambiente favorece os cuidados com os profissionais.
O ambiente favorece os cuidados com os profissionais.

O que fazer para ter colaboradores bem cuidados?

Nos tópicos a seguir, daremos algumas dicas para melhorar o cuidado em relação aos seus talentos. É claro que as soluções podem variar de acordo com o ambiente, então se atente ao que melhor se encaixa na organização. Aqui, falamos um pouco sobre como o RH digital pode ajudar a cuidar das pessoas.

Mapeamento

O primeiro passo, como já falamos em vários outros artigos, sempre deve ser a organização, mapeamento e planejamento. Isso só é possível através do contato direto com os colaboradores, o que pode ser feito através de uma pesquisa de clima organizacional.


Com ela, podemos analisar diversos fatores que muitas vezes não está claro para nós. São assuntos como a experiência de trabalho até o momento, relações internas entre equipe e líderes, inclusive verificar a credibilidade dos gestores e se há tratamento de respeito entre cargos mais altos e demais talentos, bem como benefícios, bem-estar e condições de trabalho.


A pesquisa deve guiar o colaborador até os tópicos de maior importância para o mapeamento, pense estrategicamente na hora de elaborar as perguntas, levando em consideração os assuntos que abordamos anteriormente!

Programas de incentivo à saúde

Como falar sobre colaboradores bem cuidados, sem falar sobre o autocuidado? Incentive programas de bem-estar que influenciam a saúde dos talentos, podem ser eles: um dia de nutricionista para dar dicas de alimentação durante a jornada de trabalho, dia de massagem para diminuir o estresse, alongamento e yoga para o cuidado com a postura e a ergonomia, entre outros.


O planejamento desses programas pode ser feito de forma mais assertiva após a pesquisa de clima organizacional, assim entendemos a necessidade real de cada profissional.

Flexibilidade

Quando falamos em flexibilidade, a primeira coisa que vem à cabeça é a flexibilidade de horários, não é? Bem, a flexibilidade não envolve apenas os modelos de trabalho (híbrido, home office, presencial ou com liberdade de horário). Cada talento possui interesses diferentes, um colaborador pode preferir benefícios de auxílio à academia, por exemplo, o gympass, enquanto outro pode preferir flexibilidade entre vale-alimentação e refeição. Valide com o setor responsável se há a possibilidade de flexibilização dos benefícios

Invista e reconheça seus colaboradores

Colaboradores bem cuidados se sentem reconhecidos e valorizados pela empresa, por isso, é imprescindível ajudá-los a crescer assim como eles ajudam o crescimento da sua empresa! É um sentimento de reciprocidade, que com certeza ajuda na retenção de talentos e melhora o clima organizacional. 

Auxilie com cursos, workshops, mentorias, enfim, qualquer tipo de qualificação que o profissional se mostrar interessado. Através da educação, garantimos o crescimento profissional e pessoal. Além disso, reconheça sempre suas conquistas. Elogie uma meta alcançada (e quem sabe, até mesmo um brinde?), parabenize por realizações pessoais como um casamento ou formatura, esteja engajado com o profissional para que o mesmo esteja engajado com a empresa.

Talentos bem cuidados e motivados trazem mais resultados.
Talentos bem cuidados e motivados trazem mais resultados.

Sobrou alguma dúvida sobre os cuidados com os colaboradores?

Nas nossas redes sociais você encontra mais dicas como essas para cuidar de seus profissionais, então dá um pulinho lá para conferir! Se estiver precisando de soluções para outros problemas relacionados à gestão ocupacional, entre em contato conosco para agendar uma demonstração gratuita do nosso software que desburocratiza o seu RH, é só clicar no botão abaixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!