Como agilizar o agendamento do ASO?

icone relógio 3 minutos

de leitura

3 minutos

Pleno 2023 e seu colaborador ainda espera horas para realizar o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO? Se a sua empresa ainda aguarda horas para agendar um exame ocupacional sinto lhe informar que seus processos estão ultrapassados.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Você vai entender mais sobre o ASO, sua função, os prazos para o agendamento e como agilizar esse processo de documentação que é obrigatório para colaboradores no regime CLT. Vamos lá?

Diminua o tempo de agendamento do ASO com a Gestão Ocupacional Digital & Integrada!
Diminua o tempo de agendamento do ASO com a Gestão de Saúde Ocupacional Digital & Integrada!

O que é o ASO e qual é a sua função

O RH e o DP, ou o SESMT (se houver) são os setores responsáveis pelo agendamento dos exames ocupacionais, mas infelizmente esse processo não depende apenas do profissional de Recursos Humanos. 

O ASO é realizado e assinado por um médico, o que requer parceria com clínica de medicina ocupacional especializada. Porém, por depender da disponibilidade da clínica, nem sempre pode acontecer no mesmo dia.

O resultado disso é o atraso no processo de admissão do colaborador, visto que para concluir a contratação é necessário e obrigatório apresentar o Atestado de Saúde Ocupacional. 

E já que estamos falando de prazos, você sabe quanto tempo o exame se mantém válido?

Para colaboradores expostos a riscos, o ASO tem validade de 1 ano, porém poderá ser realizado em menos tempo caso haja algum critério médico. Para os demais colaboradores, como o setor administrativo, por exemplo, a validade é de 2 anos.

Esse é outro obstáculo para o RH, que precisa fazer a gestão do vencimento dos exames e agendar a reavaliação. 

Faça o agendamento do ASO de forma rápida e tenha o controle de forma digital.
Faça o agendamento do ASO de forma rápida e tenha o controle de forma digital.

Automatizando o agendamento do ASO

Atualmente, com o avanço tecnológico e a implementação de ferramentas que auxiliam na gestão ocupacional, é possível agilizar esse processo de admissão e agendamento dos exames. 

Com o Vlow, o agendamento deixa de ser uma função do RH e DP e se transforma em autoagendamento pelo próprio profissional. Além de trazer benefícios para o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, como a diminuição de processos manuais demorados, o próprio colaborador se beneficia com a flexibilidade de horário e com a possibilidade de escolher uma clínica mais próxima.

Hoje temos mais de 1000 clínicas credenciadas em nível nacional, disponibilizadas para o colaborador assim que ele é aprovado no processo seletivo. Através de um link, enviado por SMS ou e-mail, o profissional pode conferir qual a clínica mais próxima e escolher o melhor horário para comparecer ao exame. 

Após o exame ser agendado, realizado e emitido, o médico ocupacional responsável assina as duas vias, sendo uma entregue ao colaborador e a outra à empresa, porém esse mesmo documento é arquivado no nosso software de Gestão Ocupacional Digital & Integrada.

O vencimento do exame é notificado próximo à data para que o colaborador possa agendar uma nova avaliação, assim, seguindo corretamente as normas da CLT e garantindo sua saúde.  

Agora que você já sabe como agilizar o agendamento do ASO e evitar dor de cabeça com prazos, confira também como evitar multas por irregularidades no ASO.

Confira nossas redes sociais para mais dicas de RH e DP!

Aliás, se você chegou até aqui, aproveite e agende sua demonstração gratuita do nosso software de Gestão Ocupacional Digital & Integrada!

2 respostas para “Como agilizar o agendamento do ASO?”

  1. Alexandre Stampachio disse:

    Boa tarde! Sou TST e assessoro uma fábrica de salgados com 130 funcionários. Gostaria de compreender melhor a forma de trabalho da Vixting. Principalmente sobre agendamento de exames e prazo de emissão do ASO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!