Medidas preventivas para o COVID no modelo híbrido

icone relógio 4 minutos

de leitura

4 minutos

Muitos estão chamando de “pós-pandemia”, mas será que a pandemia realmente acabou?

Desde 2019, nossa rotina tanto pessoal quanto profissional precisou passar por mudanças significativas para nos adaptarmos a uma nova realidade, buscando evitar a contaminação pelo vírus.

Apesar da evolução das vacinas e do modelo híbrido permitir que nossas funções sejam realizadas tanto em casa quanto na empresa, os cuidados não devem ser esquecidos!

Ainda nos dias atuais, há variantes do vírus surgindo constantemente, o que vale reforçar o alerta para o cuidado pessoal. Mas, que tipo de cuidado para evitar o COVID é necessário no modelo híbrido? Vamos falar um pouco mais sobre isso nessa matéria, então continue lendo e confira dicas de segurança para sua saúde!

1. Vacinas em dia

Comunique o RH se a sua vacina do COVID está em dia.

Oriente os colaboradores e sua equipe a tomar as vacinas, o controle pode ser feito pelo RH de forma sigilosa. Apesar de não garantir totalmente que a contaminação aconteça, as vacinas auxiliam nosso organismo a criar anticorpos para combater o vírus, o que consequentemente diminui os sintomas e a chance de transmissão.


Ah, atente-se à colaboradoras grávidas, é necessário receita médica para que não ocorra problemas com a gestação.

2. Máscaras de proteção

Use máscara.

Esse é um item imprescindível para se proteger do COVID-19. É claro que, no home office, não é necessariamente obrigatório o uso de máscaras, porém, se apresentar sintomas, é indicado o distanciamento dos outros moradores e uso de máscaras em áreas comuns da casa, além de evitar compartilhamento de objetos pessoais. O mesmo é indicado para o trabalho presencial, no caso de sintomas respiratórios deve-se utilizar máscaras e comunicar o RH para verificar a possibilidade do afastamento, mas também redobrar o cuidado com a higiene diária.

3. Higiene em primeiro lugar

Higienizar objetos e superfícies ajuda a prevenir o COVID

E, já que estamos falando de higiene, você sabe quais pequenos hábitos podemos adotar na nossa rotina em casa e na empresa para evitar a contaminação? A gente te ajuda, vamos a alguns exemplos:

  • Ao tossir ou espirrar nunca cubra o nariz e boca com as mãos. O ideal é utilizar um lenço de papel que deve ser devidamente descartado, ou o antebraço.
  • Além disso, é importante evitar tocar os olhos, nariz e boca. Caso haja o contato, lave as mãos logo em seguida com água e sabão ou álcool em gel.
  • Higienize regularmente seu espaço e materiais de trabalho, como mesa, teclado, fone de ouvido, celular, mouse e itens de papelaria como canetas.
  • Evite usar objetos compartilhados, como toalhas, pratos e copos.

Apenas 10 minutinhos diários são o suficiente para colocar a higiene do seu espaço em dia. Fazendo isso, você previne sua contaminação e dos seus colegas próximos.

4. Ambiente adaptado

Evite contato com outros colaboradores para prevenir o COVID.

Passamos muito tempo mantendo distância uns dos outros, e infelizmente ainda é necessário. Portanto, o distanciamento social deve ser reforçado, e é através da adaptação do ambiente que conseguimos facilitar esse processo. Vamos à algumas dicas:

  • Se possível, deixe as janelas abertas para a circulação do ar.
  • Afastar as mesas e diminuir a quantidade de pessoas no mesmo ambiente fechado.
  • Evitar contato físico com outros colaboradores, como beijos e abraços.
  • Prefira levar sua própria garrafinha de água, o ideal é que bebedouros sejam desativados.
  • Escolha talheres descartáveis na hora do almoço.
  • Revezar os horários de almoço da equipe ajuda a diminuir a aglomeração na cozinha ou copa.
  • Priorize o uso do elevador quando o mesmo estiver vazio e nunca tire a máscara!

5. Conscientização e flexibilidade

Cuide-se durante sua locomoção até a empresa ou sua casa.

Essas mudanças não são fáceis, e nós sabemos bem. Já tivemos que nos moldar a essa nova realidade antes, com o começo da pandemia. Apesar de ainda se mostrarem necessárias, há algumas formas de deixar o processo mais dinâmico.

Conscientizar a equipe a seguir todas as orientações é uma das formas de ultrapassar essa barreira para conseguir reforçar as medidas no trabalho. A comunicação deve ser feita de forma clara e com empatia, afinal, precisamos considerar que a pandemia prejudicou a saúde emocional de muitos, e para alguns o home office ainda é a opção que traz mais segurança.

O segundo ponto é a flexibilidade. Seja flexível quanto aos horários, alterá-los pode ajudar colaboradores que utilizam transporte público a evitar sua locomoção em horários comuns de muito movimento como meio dia e seis horas.

Você sabia que a Vixting faz toda a gestão do seu RH de forma automatizada? Nosso propósito é o que nos move: pessoas. Pensando nisso, nossa plataforma íntegra do recrutamento e seleção até a folha de pagamento, deixando o seu RH com o foco na qualidade de vida dos colaboradores.

Entre em contato e agende uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!