Campanha Janeiro Branco – mês de conscientização sobre a saúde mental!

icone relógio 2 minutos

de leitura

2 minutos

Os movimentos conscientizam, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam pessoas e inspiram autoridades em questões importantes para a vida de todos! Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção de indivíduos, instituições, sociedades e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e criar uma cultura de cuidado.

A campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar emocional. Realiza-se ao longo do mês de janeiro para fomentar a reflexão sobre o tema e incentivar ações que visem a prevenção de problemas mentais e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Lançada no Brasil em 2014, a campanha já se espalhou por vários países, ganhando muita divulgação nas redes sociais e na mídia. A ideia é aumentar a conscientização, apoio e ação preventiva em saúde mental, e fornecer informações e orientações para aqueles que enfrentam problemas de saúde mental ou emocional. O movimento é impulsionado por profissionais de saúde, ONGs e outros grupos interessados ​​em promover o bem-estar mental e emocional.

Em 2023 o tema da campanha é: “A vida pede equilíbrio”, saiba mais sobre essa iniciativa no site oficial Janeiro Branco.

Objetivos do Janeiro Branco

A principal finalidade da campanha é promover a saúde mental, mas vai muito
além como:

Aproveitar o primeiro mês do ano e o seu simbolismo

O final do ano é uma oportunidade para muitos reverem sua carreira. Nesse sentido, janeiro é o mês de planejar metas e iniciar novas atitudes. O simbolismo do primeiro mês sugere novos começos, conversas motivacionais e ação nas mudanças necessárias. É por isso que cuidar da sua saúde mental pode e deve ser uma meta para o próximo ano.

Diminuir a estigmatização

Promover intervenções específicas em saúde mental é a melhor forma de quebrar paradigmas. A campanha Janeiro Branco se caracteriza por organizar discussões que possam reduzir os preconceitos que ainda prevalecem sobre os transtornos psiquiátricos. Ao lidar com esses problemas, a sociedade incentiva a encontrar soluções e aceitar o tratamento adequado.

Criar uma nova cultura

As medidas preventivas promovem o desenvolvimento de uma cultura especial voltada para a saúde mental. Portanto, o aumento da consciência do autocuidado e do autoconhecimento se reflete positivamente no ambiente organizacional.

Como o RH pode contribuir?

Crie uma política de saúde mental na empresa

É importante criar regras claras para combater o assédio e o bullying, atitudes que causam sérios problemas psicológicos. Então, se você perceber que um funcionário não está se sentindo bem, incentive que essa pessoa busque ajuda especializada.

Se a empresa já possui políticas de saúde mental claramente definidas, revise-as regularmente, atualize as boas práticas e desenvolva novas atividades para atender às necessidades das equipes.

Estimule o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Um ambiente de trabalho saudável requer um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Por isso, as empresas investem em políticas menos rígidas para evitar o desgaste mental causado por longas jornadas e sobrecarga de trabalho.

Faça a gestão de saúde e segurança do trabalho

Conte com a expertise da Vixting para a realização de treinamentos sobre as normas regulamentadoras, gestão de CIPA, PGR e a transmissão dos eventos de SST ao eSocial.

Quer saber mais? Agende agora mesmo uma demonstração e cuide do ativo mais precioso de sua organização: as pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!