A importância da CIPA para sua empresa

icone relógio 2 minutos

de leitura

2 minutos

A sigla CIPA vem de “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”. Como o próprio nome já diz, seu objetivo é prevenir acidentes e doenças causadas pela rotina do trabalho, além de ter como função auxiliar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Mas, quando é obrigatório por lei ter a CIPA?

De acordo com a Norma Regulamentadora No. 5 (NR-5), apenas micro e pequenas empresas com menos de 20 colaboradores não precisam ter a CIPA, porém é necessário atribuir a função que seria da comissão para um colaborador, sendo este responsável pela atribuição da CIPA na empresa.

Como montar a CIPA da sua empresa?

Acompanhe a seguir o passo a passo para montar a sua CIPA:

  • Determine o número de representantes da comissão;
  • Após isso, é necessário anunciar as eleições. Se já existir uma gestão, as eleições devem ser feitas até 60 dias antes de acabar a gestão anterior. Se for a primeira vez, basta protocolar no sindicato um comunicado sobre as eleições para a CIPA. Feito isso, é realizada uma Comissão Eleitoral para decidir os candidatos, o edital e as fichas de inscrição devem ser marcadas no mínimo 45 dias antes de começar as atividades;
  • Mantenha aberto o edital para a eleição durante um período mínimo de 15 dias, em local visível e facilmente acessível pelos colaboradores, e entregue um comprovante com a data e assinatura de quem se inscreveu;
  • Os votos são secretos, colocados em uma urna com a assinatura dos membros da Comissão Eleitoral;
  • Por último, os votos são contados em um dia normal de trabalho, com a presença dos representantes dos empregados e do empregador.

Confira abaixo a tabela referente ao dimensionamento da CIPA:

Fonte: NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Quais vantagens a CIPA traz para minha empresa?

É fundamental estudar o ambiente, criar um mapa de risco e propor medidas para mitigar ou eliminar o risco, para isso é importante que os membros da CIPA estejam comprometidos com soluções a respeito da segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

Alguns dos benefícios que a comissão pode trazer à sua empresa:

  • Medidas preventivas que diminuam ou excluam os riscos existentes de acidentes no trabalho;
  • Elaboração de uma cultura de segurança;
  • Treinamentos que melhoram a atuação dos colaboradores e garantem uma melhor experiência de trabalho;
  • Redução de custos, afinal acidentes de trabalho geram gastos;
  • Melhor clima organizacional.

Estar de acordo com a lei pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa, dessa forma você evita multas e penalidades, porém, a CIPA também oferece à sua equipe e colaboradores o essencial para garantir a segurança, maior satisfação e motivação dos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!