CUIDE DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA NA PANDEMIA

icone relógio 2 minutos

de leitura

2 minutos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E para os profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho, um impulsor de transtornos de humor.  

Mediante ao cenário de pandemia, os profissionais da área da saúde têm grande preocupação com a saúde física e mental da população. Grandes e louváveis iniciativas têm ajudado de forma eficaz muitas pessoas, com acolhimentos virtuais feitos por psicólogos em consultas online.

Como a pandemia afetou a saúde mental dos colaboradores?

Em uma pesquisa realizada pelo provedor de saúde mental Ginger, 69% dos colaboradores falaram que nesse momento de pandemia, é o momento mais estressante de sua carreira e 88% falaram ter experimentado estresse moderado a extremo.

Algumas ações podem ser tomadas pela empresa em relação a saúde mental dos colaboradores:

– Use a tecnologia na promoção do bem-estar por meio de plataformas de meditação e de gerenciamento do estresse.

– Aposte no diálogo e promova bate papos voltados para a saúde mental, oriente a quem deve procurar quando estiver em uma situação difícil.

– Demonstre empatia, deixando claro que todos estamos no mesmo barco.

O cuidado ainda é intenso, mas você não pode esquecer de cuidar ao máximo da saúde mental e física. Acompanhe com a gente algumas dicas:

  • Descanse. O sono regular, profundo e de qualidade interfere diretamente no equilíbrio emocional. Portanto, tente dormir 8 horas por dia.  
  • Alimente-se bem. Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, é possível prevenir e combater doenças e ter um bom desenvolvimento físico. 

  • Evite drogas como escape do estresse. Álcool e tabaco se tornam vícios e causam muito malefícios à saúde física e mental. 

  • Mantenha os contatos, ainda que à distância. Conversar com os amigos, familiares por telefone ou videochamada faz grande diferença no humor e no fortalecimento dos laços afetivos. 

  • Tire um tempo para você. Faça disso uma regra! Afinal não precisamos fazer somente atividade obrigatórias. Leia um livro, cozinhe, dance aquela música que te faz bem e renove as energias. 

  • Exercícios físicos Essa prática pode prevenir doenças, problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como manter sua saúde física e mental, vamos praticar?! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!