CIPA Online — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio

icone relógio 3 minutos

de leitura

3 minutos

A CIPA online é uma maneira prática e digital de realizar o treinamento necessário de segurança do trabalho da comissão interna de prevenção de acidentes. Esse comitê é formado por representantes eleitos pelos próprios funcionários da empresa, ou seja, é um comitê interno e tem como principal objetivo diminuir riscos e proteger a saúde dos colaboradores. 

Confira neste artigo e confira mais informações sobre o tema.

Qual é o objetivo da CIPA?

O principal objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA é evitar os acidentes e doenças ocupacionais, também atuando para auxiliar o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. A principal diferença entre ambos é que a CIPA pode ser formada por qualquer funcionário da organização, enquanto que o SESMT conta com profissionais especializados na área de segurança e saúde do trabalho. 

De acordo com a Norma Regulamentadora N° 5 (Quadro I da NR 5) da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a CIPA é um comitê interno que todas as empresas com mais de 20 funcionários devem ter, para que assim, a fiscalização e preservação da saúde no trabalho seja mais eficaz e permanente.

Treinamento da CIPA Online

Dá para notar que essa comissão é fundamental para o bom funcionamento das empresas, pois a saúde do colaborador precisa ser priorizada. Sendo assim, é indispensável que os colaboradores sejam treinados da melhor forma possível para fazer parte da CIPA.

A realização do treinamento da CIPA de forma online é uma vantagem para os empregadores, pois favorece a conscientização de prevenção dos acidentes, assedio e das doenças ocupacionais, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e propício para o bom desenvolvimento da equipe e de sua produtividade.

No curso de CIPA Online da Vixting, por exemplo, você e o seu colaborador vão aprender sobre: 

  • Como orientar as pessoas presentes em locais de risco;
  • Identificar situações de emergência;
  • Acionar o alarme de incêndio;
  • Contatar o Corpo de Bombeiros;
  • Como aplicar os primeiros socorros.

Como funciona o treinamento da CIPA Online?

É muito fácil realizar o treinamento para a CIPA de forma online pelo sistema da Vixting. A carga horária do curso é de 20 horas, possui certificado pelo MTE e o treinamento é válido por 12 meses, ou seja, a equipe terá um ano para se capacitar e rever os conteúdos.

Quais as vantagens da CIPA?

As principais vantagens da CIPA são: 

  • Melhor fiscalização dos ambientes;
  • Diminuição dos riscos; 
  • Melhoria do clima organizacional; 
  • Redução de custos;
  • Redução do absenteísmo; 
  • Disseminação da cultura de segurança.

Além de prevenir acidentes e doenças em decorrência do trabalho, o comitê promove mais qualidade de vida para seus colaboradores.

Como a CIPA é formada?

A CIPA é composta por funcionários da empresa que são eleitos pela organização para assumir o mandato. A quantidade de membros da CIPA é estabelecida a partir do número total de colaboradores. Os representantes se candidatam e são escolhidos por processo eleitoral.

Os participantes da CIPA têm mandato de um ano, com possibilidade de reeleição por mais um ano. São nomeados o presidente e um vice-presidente, que devem ser indicados pelos membros da comissão. Também é preciso escolher uma pessoa  secretária e seu suplente.

Eleição da CIPA 100% Online

Com a Vixting, você tem um processo eleitoral totalmente digital, seguro e fácil tanto para o RH quanto para os colaboradores. Tudo em conformidade com a norma regulamentadora – NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio e a LGDP – Lei Geral de Proteção de Dados. 

Faça sua CIPA com a Vixting

Conte com a expertise da Vixting para a realização do treinamento da CIPA e a votação 100% digital!

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma demonstração. Cuide do ativo mais precioso de sua organização: as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!