A Inteligência Artificial e a Liderança: como potencializar as habilidades de um líder com a IA

icone relógio 2 minutos

de leitura

2 minutos

O exercício da liderança definitivamente não é algo fácil, e quem se dispõe a estar neste papel deve ter clareza desse desafio. Com os avanços da tecnologia e a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, esse desafio se multiplicou.

Ronald Reagan, 40º presidente americano, afirmou que “O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas”. Portanto, o líder, seja ele formal ou informal, deve ter em mente que seu principal papel é influenciar positivamente as pessoas e desenvolver os talentos potenciais de cada uma delas.

O ano de 2023 foi um marco para a IA, essa ferramenta poderosa que antes estava restrita a grupos específicos e agora se popularizou e está revolucionando a forma como realizamos diversas atividades do nosso dia a dia e também nas organizações.

A liderança não ficou de fora do impacto que essa revolução está causando. Por isso, é essencial que os líderes estejam atentos e, mais do que isso, aproveitem essa ferramenta para impulsionar e desenvolver o time, beneficiando todos os envolvidos.

Como a inteligência artificial pode ampliar o papel dos líderes na gestão de equipes

A seguir, vamos explorar algumas formas de como a IA pode potencializar o papel da liderança na gestão do time:

1- Automação de processos: muitas vezes, a liderança deixa de realizar a gestão do time, ter mais proximidade, dar feedback e gerenciar conflitos porque está ocupada com planilhas, apresentações e outras atividades operacionais. Ao implementar sistemas de IA para automatizar tarefas rotineiras, libera-se tempo para que os líderes se concentrem em atividades estratégicas e criativas do time.

2- Feedback e engajamento do time: o papel fundamental da liderança é desenvolver as pessoas e, nesse processo, o feedback é um dos pilares. Plataformas de IA podem monitorar o desempenho dos colaboradores, oferecer feedbacks personalizados e identificar áreas de desenvolvimento de cada um deles.

3- Recrutamento e gestão de talentos: o RH deve orientar e apoiar a liderança, mas o responsável por selecionar o profissional ideal para a área e fazer a gestão e o desenvolvimento do time é o líder e ferramentas de IA podem auxiliar na identificação de candidatos qualificados e até mesmo prever o ajuste cultural dos funcionários em uma equipe.

Contudo, é importante lembrar que uma liderança eficaz ainda depende da habilidade humana de interpretar, se relacionar, influenciar e adaptar, e os insights fornecidos pela IA são fontes de apoio para potencializar essas habilidades. E que os líderes devem desenvolver uma compreensão sólida das capacidades e limitações da IA, manter a empatia, a criatividade e a visão estratégica para liderar de forma eficaz.

A IA é uma ferramenta poderosa, mas é o toque humano e sua habilidade que vai fazer a diferença no sucesso de uma equipe.

Aryane Brito – Profissional com 15 anos de experiência na área de RH, especialista em liderança e mestranda em inteligência artificial.

Conte com a Vixting para otimizar seu tempo através da tecnologia e liberar tempo para você se dedicar á gestão de pessoas.

Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

Veja nossas últimas publicações

icone documento Ver novidades
icone e-mail

Deixe seu email para não perder nada!