de leitura
2 minutosDe acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, 56,10% das pessoas se declaram negras no Brasil, sendo que 54,9% representavam a maior parte da força de trabalho no país em 2018, movimentando cerca de R$1,6 trilhão por ano.
Em outro relatório do IBGE, que levantou informações sobre as desigualdades sociais por Cor ou Raça no Brasil, ligadas à distribuição de renda, qualidade de vida, representação política e trabalho, os dados também chamam a atenção. A proporção de pretos e pardos entre as pessoas desocupadas e subocupadas, correspondiam a 64,2% das pessoas que não tinham emprego.
Literalmente estamos falando de um assunto muito sério e que requer soluções por parte de todos, especialmente você profissional de Rh, que tem papel ativo na atração e retenção de talentos, além das diversas ações essenciais para que a inclusão racial seja aderente em sua companhia.
Diagnóstico. Entender quem são as pessoas dentro da empresa, de acordo com o que é observado e quais as relações da organização em relação a diversidade, o resultado pode ajudar muito a traçar caminhos e objetivos.
Liderança engajada. Treinar os líderes para falar abertamente sobre o tema e engajar a equipe.
Grupos de apoio para inclusão racial. Para que todos possam entender a importância da inclusão.
Conexão com clientes, fornecedores e parceiros. Propagar informação de valor e reforçar o posicionamento da empresa.
Agora vamos colocar em prática o que aprendemos juntos e contagiar a todos com ações que abordem o tema e seja aderente a essa prática, pois trata-se de uma iniciativa essencial para negócios e pessoas que desejam no mínimo se diferenciar, libertando-se de qualquer conduta e amarras que detenham a inclusão racial.
Aqui na Vixting, acreditamos no papel que a Inclusão e a Diversidade tem de impulsionar a transformação.
No próximo post falaremos sobre pessoas negras na liderança!
Por Sara
Por Sara
Por Sara
Deixe um comentário