de leitura
4 minutosProdutividade, funcionários saudáveis e sucesso nos negócios? Sim, para tudo isso ser alcançado, é preciso uma boa gestão de segurança do trabalho. Nossa proposta aqui é explicar o que é a gestão de segurança do trabalho e por que ela é importante. Além disso, vamos trabalhar os 5Ps desse sistema.
Em um primeiro momento, vamos falar sobre o que significa e quais são os impactos da segurança do trabalho para as empresas e seus colaboradores. Na sequência, listaremos alguns motivos pelos quais é importante fazer uma gestão bem-feita, como redução de riscos, melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e diminuição de acidentes. Confira!
A gestão da segurança do trabalho cuida do diagnóstico, do estabelecimento de ações e do treinamento de pessoas para a identificação de procedimentos, práticas e objetos de uma empresa que possam causar riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores no ambiente de trabalho.
A gestão de segurança do trabalho envolve o mapeamento de todas as atividades executadas dentro de uma instituição e a identificação das habilidades necessárias para elas, apontando os riscos e as medidas de proteção para que as falhas sejam minimizadas.
Cabe ainda à gestão da segurança do trabalho o fornecimento das informações sobre os riscos existentes (por meio de formações, letreiros visuais, mensagens sonoras etc.) e a garantia de que os colaboradores têm a oportunidade de comunicar todos os incidentes e os riscos observados, para que as ações de reparação e de prevenção sejam implementadas.
É importante reforçar que 45% dos acidentes do trabalho ocorridos no Brasil entre 2007 e 2013 (num total de 5 milhões) acabaram em morte, invalidez ou afastamento temporário, de acordo com o anuário estatístico da Previdência Social. Esses números são um alerta para todos os empresários e os gestores de empresas do Brasil.
Eles apontam a importância de se investir em segurança do trabalho para reduzir riscos, que trazem perdas humanas insubstituíveis. Além disso, essas fatalidades são sempre acompanhadas de perdas de produção muito grandes, indenizações em caso de negligência das empresas, necessidade de formação de novos profissionais, perdas operacionais com eventuais suspensões de produção, entre outros vários problemas graves para a atuação de qualquer instituição.
Investir em segurança do trabalho é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Eles se tornam mais seguros e mais confiantes para atuarem. Além disso, o processo de implementação de uma gestão de segurança do trabalho pode identificar fatores como problemas ergonômicos, exposição a situações insalubres e outros riscos existentes, como iluminação precária, barulho acima do aceitável e situações de frio ou calor intenso.
Tudo isso pode levar à implementação de ações que reduzam a ocorrência do número de acidentes de trabalho, ao aparecimento de doenças e ao afastamento por questões de saúde.
Um resultado das ações acima listadas é a possibilidade do aumento da produtividade da instituição. Trabalhadores seguros têm maior qualidade de vida, sentem-se reconhecidos perante a empresa, temem menos riscos e produzem mais.
Investir em segurança do trabalho também é uma forma de aumentar o controle sobre a produção. Muitas vezes, situações de desperdício de insumos, por exemplo, acontecem devido a contextos de trabalho desfavoráveis ao trabalhador, como os casos de insalubridade já citados.
Além disso, a adoção dos procedimentos adequados de identificação de riscos e de comunicação de acidentes de trabalho, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Normas Regulamentadoras Brasileiras (NRs), garantem não só a recuperação dos trabalhadores quando sujeitos ao afastamento, como a segurança jurídica da empresa perante a justiça do trabalho.
Dessa forma, uma boa gestão da segurança do trabalho também passa por manter em dia a emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) — que podem ser exames admissionais, de afastamento e retorno de atividade, demissionais ou de mudança de função.
A norma internacional OSHA (Occupational Safety and Health Administration) aponta cinco “P’s” da gestão de segurança do trabalho. De algum modo, eles sistematizam diferentes formas de como uma boa segurança do trabalho pode ser incorporada pelas empresas. São os seguintes:
Dado a esse grande panorama, como podemos observar, investir em gestão da segurança do trabalho é ter retorno certo para empresa. Assim, evita-se o aparecimento de incertezas que podem trazer grandes prejuízos para a instituição. Além disso, como salientamos, há sempre a possibilidade de aumentar a produtividade, já que os trabalhadores atuam com maior confiança e segurança.
Para garantir que você está no caminho certo, conte com a ajuda de uma empresa especializada na gestão de segurança do trabalho. Entre em contato com a Visio Gestão!
Por Sara
Por Sara
Por Sara
Deixe um comentário