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10 minutosMilhares de planilhas espalhadas com variados dados sem sincronização, muitos processos manuais, ao ponto de fazer o mesmo preenchimento de cadastro em 5,6 até 7 plataformas diferentes, nenhuma estrutura mínima de integração com outros sistemas internos, perder dias organizando arquivo físico, imprimindo documento de admissões para uma bela segunda feira de onboarding, processo de fluxo admissional longo, mega demorado sem sincronia com demais subsistemas de RH, sem ao menos ser eficaz e integrado com a estratégia de negócio da empresa, seu líder te pede uma análise simples e você, não consegue sequer fazer, porque precisa gastar dois a três dias juntando planilhas como um quebra cabeça de 2.000 mil peças, para fazer um simples dashboard aos líderes da empresa.
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Olha, se você não se identificou com nenhum desses “pequenos” problemas acima, você não está na raiz do departamento pessoal, ou convivendo com ninguém da área de recursos humanos.
Aquele verdadeiro profissional raiz e seus reais dilemas!
Bom, falar dos problemas é fácil, poderia ficar escrevendo muitos artigos sobre isso, até porque, eles existem no seu dia a dia, enraizado nas dores nada dramáticas de quem vive os fluxos nada fáceis de uma bela rotina no departamento pessoal.
E temos soluções para isso? 🤔
Se você perguntar para qualquer profissional da área, palavras como otimização de processos, eliminar tarefas repetitivas, integração de sistemas vão aparecer com muita facilidade, investir em tecnologia por exemplo, com certeza, seria a pequena frase escolhida da vez.
Apertar o botão não é uma tendência, e se você não está reduzindo esforços nisso, e de fato, investindo energia onde precisa, no negócio da empresa e como a área pode contribuir para alavancar o sucesso, precisa rever todo o conceito.
Não tem como fugir disso, automatizar e otimizar andam juntos e você precisa se adaptar a isso.
Temos visto muito no mundo real do dia a dia do DP e RH, os profissionais sendo cada vez mais cobrados em de fato entregar real valor no seu dia a dia. Não podemos mais ser aquele profissional que só entrega um processo de admissão perfeito, uma folha de pagamento assertiva e sim um profissional que participa ativamente de todo o negócio que sabe falar com qualidade da área, do negócio e como a área pode ajudar a alavancar o potencial da empresa.
Isso é fato, não há mais espaço para profissionais que só apertam o botão. Para a empresa ser uma empresa de alta performance ela precisa ter profissionais de alta performance e assim entregar valores de alta performance.
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O nosso presente atual gira em torno de uma jornada perfeita em agregar a era tecnológica no DP e RH sem perder uma jornada do colaborador única, acolhedora e escalável em busca de um futuro em que a automatização dos processos seja eficiente e principalmente estratégica.
Mas como fazemos isso acontecer? Como encontramos o caminho certo e como conduzir esse caminho para que a tecnologia trabalhe ao nosso favor e faça a jornada perfeita para o DP e RH poder fazer o que verdadeiramente deveria fazer.
Cuidar de gente com harmonia perfeita ao potencial que a empresa pode chegar no seu negócio. 🚀
Se questione sempre.
Não se acomode com os processos. Revisite-os sempre. Se incomodar é peça fundamental para que você garanta entregas sempre melhores. O mundo muda muito rápido, o negócio da empresa muda e se questionar se a área ainda entrega valor para com os tempos atuais ajuda a se manter eficiente e com valor muito agregado. Seja o profissional que se incomoda com a rotina e queria ser o que está na linha de frente da estratégia.
Pense e repense sempre:
Se questionar leva você a levantar situações, hipóteses de grandes proporções e que podem gerar melhorias criativas, lucrativas e estratégicas, valorizando a sua área e como ela é vista por todos. Se ao se questionar, surgiram muitos “pepinos” e você perdeu a energia com isso, pensando no quanto será difícil “descascar esses tais pepinos”, respire fundo e comece pequeno.
Nada é fácil mesmo não! Desburocratize!
Comece pelo começo. Seja simples, mas eficaz.
Quem disse que pensar em tecnologia e automatização de processos está na pauta de burocracia não entendeu bem o conceito. Não é preciso fazer algo revolucionário para gerar uma transformação positiva. Fazer o básico bem-feito é fundamental.
Não adianta fazer o cachorro voar se ele nem ao menos anda, ok?
😜
Parece ridículo esse exemplo, mas a ideia aqui é fazer você profissional, pensar no básico e garantir que esse básico esteja sendo feito bem-feito.
Imagina você, profissional de DP, querer construir um belo relatório de custo de folha, se nem ao menos os parâmetros de tributação do seu sistema de folha estão bem estruturados? Não vai funcionar, amigo. Esteja com o básico bem-feito de forma leve e simples e o resto vem por consequência, vai por mim. 😜
Vamos dar como exemplo, o seu processo de admissão, ele é bem integrado com o time de recrutamento e seleção, ou logo ali já inicia a falta de dados para seguir com uma experiência digna em todo o onboarding do novato?
Não adianta vender que a empresa é fluída nos seus processos ao novo colaborador se logo no início da etapa de admissão ele não perceber isso. ❌
Consegue perceber? Pensar de forma simples também traz muitos bons resultados.
Vamos continuar no processo admissional, nele é possível ver muitas oportunidades de um processo fluido e simples, mas muito eficaz.
O temido exame admissional, por exemplo, já parou pra pensar que as vezes, bom na maioria do tempo, o profissional de DP parece secretária(o) agendando exame, alterando data do exame a pedido do novo colaborador porque ele não pode ir procurando clínica nas proximidades da localização dele, o que é super compreensível se eu me coloco no lugar dele, imprevisto acontece, mas o profissional ser essa secretaria (o), aí não dá!
Dica: Tenho um parceiro bom para indicar e acabar com os seus problemas de agenda de exame ocupacional.
Você poderia estar atuando junto com a área de people analytics com os business partner, analisando custo da folha de pagamento e como reduzir de forma eficaz, entendendo a jornada do colaborador e sua produtividade com base em dados, avaliando a saúde do colaborador e como ele afeta o trabalho em si, mas simplesmente está gastando o seu dia inteiro de trabalho, olhando em uma tela o print que o novato fez no seu RG para desvendar e assim digitar na mão no sistema de folha de pagamento ou digitando todo os dados do formulário de admissão que o novato digitou de qualquer jeito, imputando na mão para o sistema de folha de pagamento, para depois preencher os dados de forma manual em todos os documentos, contratos e manuais que ele precisa assinar no seu primeiro dia.
Nossa, cansei só de descrever isso, que dia mais chato, pensa bem! 🫤
Não podemos mais viver essa realidade, o mundo corporativo não está disposto e permitir mais isso.
Precisamos, às vezes, dar passos para trás, e assim conseguir visualizar de forma simples o que pode ser mudando para dar belos passos para frente.
Garantir dados fidedignos, fáceis manuseios, sem perda de tempo, ajudam você a encontrar a melhor forma de otimizar seu tempo em processos mais operacionais e se desenvolver no que de fato é fundamental para a empresa.
Encontre o parceiro certo.
Como você otimiza processos operacionais? Automatizando esses mesmos processos.
Para isso, investir em tecnologia é o principal pilar, sem ela você vai continuar com os mesmos exemplos dos problemas listados no início deste artigo.
Formatar planilhas para que fiquem melhores de manusear, colocá-las no drive para facilitar a visualização de todos os envolvidos, criar milhares de pastas no drive com o intuito de organizar as demandas, não é investir em tecnologia, não mesmo.
O que você precisa fazer de fato é investir em uma tecnologia que substitua as suas tarefas manuais, parando de gastar seu tempo precioso em processos operacionais, totalmente desordenado e burocrático.
Deixe o sistema fazer a rotina por você. 😉
E como fazemos isso?
Encontrem um bom parceiro. É fundamental um bom fornecedor, um parceiro relevante para essa automatização, que entregue o real valor do que precisa em seu produto.
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E como você avalia isso com eficácia?
Como localizar aquele parceiro que de fato entrega o que você precisa?
Visão futura.
Primeiro, pense não somente nas necessidades atuais, mas tente alcançar uma visão ao máximo do que te espera no futuro. Sabemos que não temos visão ampla de tudo mais dentro das necessidades do negócio, o que de fato você precisa que esse parceiro entregue de automatização? Desenhe seus processos, converse com os executivos da empresa, o que temos de desafio para os próximos anos, esse parceiro é flexível para crescer junto com você nesses desafios? Ou ele detém apenas do produto atual que não tem possibilidade de abertura para os desafios que possam aparecer?
Ter uma visão futura com seu parceiro de automatização é entender quais as experiências que ele já passou, seus cases e como ele vem aperfeiçoando a tecnologia com seus clientes para as entregas atuais e se ele demonstra flexibilidade para ser mesmo parceiro nos desafios futuros.
Se pergunte:
Esse parceiro, será um parceiro que se eu demandar desafios novos mesmo já fechando o contrato com a tecnologia dele de automatização?
Esse parceiro, irá se sentir desafiado constantemente para evoluir a tecnologia comigo?
Podemos ter esse relacionamento com ele?
Pense muito na integração.
Não adianta ter uma plataforma que automatiza um processo burocrático da área se ele não tem tecnologia o suficiente para integrar sua tecnologia com outras plataformas que você possui na empresa.
Você já passou por isso?
Já pensou sobre isso?
Pense em uma automatização perfeita, de um único processo, por exemplo, o processo admissional, o que ela precisa para ser perfeita?
Lembre-se, seja simples, mas eficaz.
Não se esqueça, automatizar, mas não perder uma boa experiência do seu colaborador é isso que vai te ajudar a garantir uma jornada perfeita de automatização.
Para isso, os dados do colaborador aprovado no processo seletivo, os dados básicos para iniciar seu processo de admissão precisam vir integrados do sistema de recrutamento e seleção, aqui já vemos uma integração que precisa acontecer fácil, fluida e simples.
Com esses dados já integrados, a plataforma deveria já comunicar ao novato que já preenche os dados, imputa nela mesmo os documentos, ali mesmo ele assina os documentos de admissão, escolhe seus benefícios e para mais perfeito ainda, já integra com o exame admissional e eSocial. E tudo isso, integra com a folha de pagamento.
Aqui estamos falando de 2 a 3 possíveis plataformas diferentes, mas isso não importa porque o seu parceiro garante a integração e não é preciso imputar de forma manual os dados. Aqui você garante integração, boa experiência do usuário em um processo longo e importante da porta de entrada do RH 100% eficiente.
Sem papéis, sem planilhas e dados organizados em uma única plataforma.
E se no futuro houver mais integrações, este parceiro está apto para fazer leituras de linguagens tecnológicas diferentes para garantir essas integrações? Pense bem nisso.
Sabemos que um dos grandes desafios hoje na busca pela jornada perfeita na automatização dos processos dentro do DP e RH é encontrar um único parceiro que navega por todos os processos e fluxos, permitindo termos uma única plataforma, uma única tecnologia que alimenta tudo. Esse seria um cenário perfeito. Então, como tratamos esses desafios hoje? Encontrando um parceiro tecnológico perfeito que pelo menos busque adaptar sua tecnologia para a integração de outras plataformas. Assim, garantimos não precisar alimentarmos várias plataformas com a mesma informação.
Isso é o puro suco da agilidade e autonomia nos processos. 🤩
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Atendimento é tudo.
Não adianta muito garantir os dois itens acima, se o seu parceiro não busca te ouvir, atendimento é tudo, e isso precisa de fidelização todos os dias.
Quando fechamos uma plataforma, um parceiro que irá lhe atender na automatização de um processo, não finaliza aqui a demanda, muito pelo contrário é aqui que as coisas começam, passar pelo processo de parametrização é fidelização todo dia, os processos mudam sempre, as necessidades também, o dia tem muitos desafios e se você não garantir que esse fornecedor te fideliza todos os dias e é de fato seu parceiro dia a dia, com a entrega dos desafios, auxílio nas parametrizações , busca incessante pela automatização perfeita, não adianta muito, será uma viagem só sua, sozinha e sem muitos frutos ou passando muita raiva, isso te garanto.
Esse parceiro precisa e deve continuar te encantando mesmo depois do contrato fechado, precisa estar ali com você dia após dias. Isso é fidelizar.
O foco deste fornecedor precisa de fato ser o cliente.
Vlow da Vixting: Muito mais que uma plataforma de saúde ocupacional
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Com esse parceiro você pode contar, tendo como propósito o cliente e como base gente, é possível o Vlow da Vixting realizar uma entrega além da Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Um parceiro que busca facilitar o seu propósito de forma ágil, te oferece autonomia no seu processo de medicina e segurança ocupacional, busca se desenvolver constantemente, traz dados, além de agilidade em todo o seu fluxo de admissão, é uma aposta certeira para ser um investimento no seu dia a dia de DP e RH.
Além disso, contar com uma equipe dedicada que tem como propósito a busca incessante de fidelizar o cliente a todo o momento, buscando absorver os desafios da empresa como seus desafios é peça muito relevante para que você se torne estratégico.
O sistema utilizado, Vlow, integra perfeitamente processos como agendamento de exames admissional, demissional e periódico. O processo de auto agendamento torna tudo mais fácil além do envio de todos os protocolos de eSocial de Medicina e Saúde Ocupacional que o próprio Vlow faz.
A plataforma é intuitiva, dinâmica e de fácil manuseio, o que garante a não perda de tempo com processos manuais e um fluxo mais prático na experiência do colaborador e do próprio DP e RH.
Sim, uma empresa de medicina ocupacional que não se acomoda e consegue ver espaço para ser além e com visão de DP e RH, entregando valor onde precisa, buscando trazer uma jornada perfeita de automatização dos processos e visão de dados.
Buscar acompanhar todas as fases dos processos e entregar valor é fundamental para que essa jornada perfeita de automatização aconteça.
A capacidade de atendimento personalizado que a Vixting tem é incrível, além de todo o esforço de alcançar a integração de dados com as tecnologias que seus clientes possuem são impressionantes.
A Vixting é uma empresa muito comprometida e de uma preocupação notável em atender as necessidades de seus clientes.
Se realmente buscam uma jornada perfeita em busca da automatização de processos no DP e RH, com foco em um atendimento humanizado, sem falar na agilidade em credenciar um parceiro novo em até 6 horas, a nível nacional, chama a Vixting para conversar, e vocês, de fato encontrarão um parceiro com muita disposição em proporcionar essa jornada.
Indique a Vixting no TOP Of Mind de RH 2024
Ter sua indicação neste reconhecimento, mostra como a Vixting busca empenho em levar a sério o seu trabalho em oferecer a melhor tecnologia que integra a saúde e segurança do trabalho com os demais processos de RH e DP.
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Por Sara
Por Sara
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