de leitura
9 minutosPrazer, meu nome é Sara! 😊
E posso te dizer, com toda certeza, sou muito apaixonada pelo o que eu faço! Mas, antes de falar sobre meu lado profissional, deixa eu te falar um pouco sobre quem a Sara verdadeiramente é!
Família humilde, criada por uma mãe independente 👩👧, mesmo tendo pai fisicamente presente, minha mãe sempre foi meu elo mais forte. 💪
Desde cedo, fui educada a correr atrás do que eu quero 🏃♀️, porque ninguém poderia me dar, como eu mencionei, verdadeiramente uma família humilde. 🏡 Comecei aos 18 anos, por ser a única “menina” da família 👧, minha mãe deixou claro, educação primeiro. 📚 Pelo menos o 2º grau. rs 😅
Ao formar o segundo grau 🎓, ouvi a seguinte frase da minha mãe: “Filha, agora é correr atrás do quê você deseja, não posso mais te bancar, você já fez 18 anos. Vou pagar um curso de informática para você 💻, aquele que você aprender a digitar rápido no teclado ⌨️, Windows, Excel, PowerPoint e um de telemarketing 📞 e depois disso é com você!”
🤔 Fiz os dois cursos que minha mãe pagou e fui direcionada após o curso de telemarketing para um processo seletivo e olha que coisa boa, eu passei! 🎉
Comecei a trabalhar como operadora de telemarketing 📞, ganhando R$265,00 por 6 horas de trabalho 💸, sim eu ganhava isso no meu primeiro emprego e minha mãe já me obrigou a pagar pelo menos uma conta da casa 🏠, pois para ela eu já era “independente”. 💪
Porque estou contando isso? 🤔 Sara, não ia falar sobre a sua vida pessoal, sobre verdadeiramente quem você é? Sim, essa sou eu, uma pessoa que não teve “sorte” nem carreira pré-definida, de forma “bonita”, apenas uma sobrevivente no início da vida adulta. 🌱
Muito decidida e com determinação 💪, porque eu não tive ninguém para mostrar o caminho, era apenas sobreviver ao que tinha de cenário ali 🌍, mas com uma mãe muito determinada a não me bancar por falta de recursos ou eu ia ou eu ia. 🚀
Eu sempre fui muito incomodada, sempre me perguntava:
E agora? 🤔
Qual o próximo passo? 🛤️
Arrumei um emprego? 💼
Faço o que agora? ⏩
Como faço para chegar no próximo passo? 🧗♀️
Como faço para ter um próximo passo? 🚀
Minha paixão vem disso! Vem da ganância sadia de querer sempre mais a partir do meu próprio esforço 💪.
Para alguns, uma mãe linha dura 👩👧, pra mim uma mãe determinada que me fez ser a base de quem eu sou 🌱.
Amo minha família 👨👩👧👦, tenho prazer em estar verdadeiramente presente com eles, são a base de tudo que sou 🏠. Sara, mas como chegou no DP? 🤔
Através do meu primeiro emprego, sim, fruto de um curso de telemarketing 📞, consegui aos 18 anos ser operadora de telemarketing. E digo com propriedade de quem já trabalhou em call center, essa pessoa aguenta qualquer “rojão” 🚀.
6 meses ali e surgiu minha primeira oportunidade, processo seletivo para monitoria de qualidade no mesmo emprego. Lembro como se fosse hoje, mais de 400 concorrentes e 3 vagas 😱, pior que concurso público. Passei! ✅ Com 6 meses como operadora de telemarketing me tornei monitora de qualidade, avaliando os atendimentos aos clientes 📊.
Ali, tive a oportunidade de conhecer uma das melhores gestoras da minha vida, que me instruiu e me mostrou um pouco do mundo. Com 2 anos me tornei instrutora de treinamento na mesma empresa 👩🏫. Esse foi o início da minha história no RH.
E se engana quem pensa que também passei fácil neste processo seletivo interno para instrutora de treinamento. Participei 4 vezes deste processo e, no 4º, finalmente passei 🎯. Até hoje, acho que me passaram na insistência 😅!
Ali me formei em tecnólogo em recursos humanos 🎓, tirei minha carteira de habilitação 🚗, fiz minha cirurgia para corrigir a miopia 👓 e me orgulhei de mim mesma por arcar com todos esses sonhos com meu próprio dinheiro 💰.
Um belo dia, após quase 5 anos no meu primeiro emprego, surge a oportunidade de um novo processo seletivo na área de Departamento Pessoal 📑. Iria ali descobrir essa área como assistente.
E apesar das pessoas acharem que o curso de tecnólogo de recursos humanos te prepara para o departamento pessoal, não te prepara não! Acho que apenas a própria experiência na área que prepara! #sóvai 🏃♀️
Passei no processo e me tornei Assistente de Departamento Pessoal em uma empresa de call center com mais de 2 mil funcionários 🏢. Aqui a alegria de conquistar muitas possibilidades 🌟, mas depois o desespero de a “casa cair” de tanto trabalhar 🏚️.
Meu primeiro choque de realidade de uma área também operacional como o Departamento Pessoal 😳.
Aqui, eu verdadeiramente aprendi o que é volume de demandas em uma área que é desvalorizada 📉. Sabe o cenário da linha de produção? Só faz e deixa para respirar depois 🏭?
Gente! Eu me lembro como se fosse hoje, eu atuei em várias ilhas na área de DP neste call center e a que mais me marcou foi a de rescisão 💔, aquilo sim era rotatividade!
Eu processava 400 rescisões em uma semana 📅. Não dá para expressar o que era a vida nessa época. Trabalhava 15, 16, até 20 horas por dia ⏳. Fiz um curso, na época, de Departamento Pessoal, porque, como eu disse, o tecnólogo de recursos humanos não te prepara para essa área não! Fato! ✅
Depois de longos 6 anos no meu primeiro emprego, formada em RH com experiência em DP, como assistente e Instrutora de Treinamento e Desenvolvimento, achava que estava acomodada 🛋️ e resolvi pedir “minhas contas” 📝. Isso mesmo, eu simplesmente fui embora.
Na época, todos me chamavam de louca 🤪. Eu tinha muitas possibilidades de crescimento na empresa, até eu me achava doida! Hoje eu vejo como eu fiz o melhor para mim, me arrisquei e vim para o mundo viver novas histórias e me tornar quem eu sou hoje, tanto no profissional como no pessoal 🌍.
Bom, consegui um emprego em uma empresa familiar (nunca mais faço isso rs) e fui atuar como Analista de Recursos Humanos 🛠️, fazendo de tudo um pouco: avaliação de desempenho 📈, cargos e salários 💸, treinamento 🏋️, recrutamento e seleção 🎯 e, claro, departamento pessoal 📑.
Ali tive vários aprendizados 📚, um deles é que não trabalho mais com irmãos como executivos nunca mais 🚫👬 e que eu amo a loucura do Departamento Pessoal 💡. Me apaixonei pelo DP e foi ali que descobri isso! Sentia falta demais do caos 🌀.
Busquei sair daquela loucura corporativa familiar e voltei para outro call center 📞, na área de benefícios. Mas fiquei 3 meses, pois surgiu a oportunidade de atuar como Analista de Administração de Pessoal em uma empresa de telefonia celular e fixa 📱.
Ali me aprofundei e busquei absorver tudo sobre a área de DP. Estudei muito sobre legislação 📜, sobre todos os processos 🧩. Era absurdamente curiosa e ainda sou! Eu sempre pensei o seguinte: Quero aprender a fazer de tudo, desde operacional ao estratégico 🔄, assim saberia como pensar e como agir em cada situação 🎯. Eu “comia” conhecimento 📖, levantava a mão para me propor a fazer de tudo 🙋♀️ e de fato, descobri o meu caminho, a minha carreira 🚀.
Eu não via o departamento pessoal como metódico, processual demais, burocrático 📎, sem graça, eu via como a chance de mudar o modo de visão das pessoas 🔄, eu enxergava possibilidades 🌟. Estudava, descobria os caminhos, lia muito 📚, errava muito ❌, mas aprendi muito dessa maneira ✔️.
Eu era apaixonada pela empresa ❤️ e descobri minha grande possibilidade na vida profissional 💡. Mas, tive minha primeira decepção 💔, fui desligada 😢. Um buraco se abriu e onde eu tinha me encontrado, me deu uma facada nas costas 🔪.
Eu lembro disso como se fosse hoje, eu chorei tanto 😢, lembro que a pessoa que me desligou, na minha primeira experiência de lay-off mal sabia meu nome, e lá estava eu com todos os meus pertences 🎒, sem absorver direito o que estava acontecendo, em prantos esperando o ônibus 🚌 para ir para casa 🏡.
Uma lição valiosa aprendi ali, carreira Sara é sua! 💪 Eu tão desapegada do meu primeiro emprego, pedindo demissão para viver novas aventuras de um emprego de 6 anos, chorei muito em um que fiquei quase 3 anos. Me questionando se amava a área de DP ou a comodidade do emprego 🤔, amava a carreira sendo criada em DP ou o salário e os benefícios? 💼💸
Recebendo meu primeiro seguro desemprego 💲, meu FGTS, o famoso acerto, fui tentar emocionalmente me estabilizar 💆♀️.
Nesta época, demorei arrumar um novo emprego, entrava em desespero com muita facilidade 😨, a cada parcela do seguro desemprego recebida, morria de tensão se ia ter trabalho logo 🕰️.
Entre uma entrevista e outra, uma nova proposta 💼, comecei a atuar em uma empresa que não tinha nem DP, eu tive a oportunidade de construir do zero 🚧, um salário menor com uma baita oportunidade de desenvolvimento 📈. Eu fui? É claro! Desafio é meu nome do meio 😅.
Esse meme retrata bem os mais de 6 anos lá, neste novo desafio. Eu não conseguiria trazer nesse texto, toda a minha evolução, desenvolvimento, e também momentos de agonia 😖, que normalmente temos quando nos damos a chance de viver algo novo e nos arriscarmos 🎢.
Ninguém disse que seria fácil a vida, não? Minha mãe, pelo menos, deixou claro isso desde os meus 18 anos 🎂. Foi lá que todos os dias eu me sentia desafiada, a não ser acomodada e querer todos os dias algo diferente, a pensar diferente 🧠.
Inclusive começou lá minha história com o Linkedin 💻, eu via nesta maravilhosa plataforma a oportunidade de mudar a maneira como as pessoas enxergam a área 🌟, a oportunidade de ser diferente, me destacar no meio da multidão 🌈. De tentar aos poucos, mudar a visão das pessoas sobre a área.
Aproveitando, quem não me acompanha lá, vai lá dá uma olhadinha nos meus conteúdos 👀. E depois de mais de 6 anos eu disse pra mim mesma que não queria mais. Sim, eu resolvi sair, com o mesmo sentimento do meu primeiro emprego, eu disse a mim mesma que queria viver novas histórias 📖 e que eu poderia ter novos desafios na vida, como o inglês por exemplo, que sempre foi meu sonho 🌍 mas nunca possível pela base familiar com pouco recurso para me financiar sobre.
Saí com o sentimento de dever cumprido 🏆, até porque toda a estrutura de DP foi desenvolvida por mim 🏗️, todos os processos, políticas, relatórios e time 👥, eu estava ali há mais de 6 anos, eu estava em cada etapa de uma empresa que cresceu ao longo desses 6 anos comigo junto e eu claro, cresci também 🚀. E é assim que deve ser.
Mas dei novamente, adeus 👋, com saudade de tudo, processos e pessoas, mas com esperança do novo 🌱, sim, essa sou eu, sempre com esperança do novo. Entusiasta do novo!
Comecei um projeto em uma empresa nova de tecnologia 🌐, onde tive a maravilhosa oportunidade de criar do zero o departamento pessoal 🛠️, desde fechar fornecedores de sistemas, a parametrizar tudo do zero todos os mecanismos de ser ter um departamento pessoal interno 📊. E eu vou te contar um segredo 🤫, EU AMO ISSO!
Lá tive a oportunidade de acender o sonho adormecido do inglês 🇬🇧, lá usava em alguns momentos e acendi esse sonho que estava aqui no meu íntimo desde criança 🌟.
Meu projeto foi finalizado na empresa e acabei saindo, hoje já não me encontro lá, mas com um sentimento diferente de quando aconteceu algo parecido na minha experiência na empresa de telefonia celular e fixa 📞, com mais maturidade de vida e de profissão 🎓, segui meu caminho e hoje vivendo um novo sonho resgatado, morando no Condado de Galway na Irlanda 🇮🇪, fazendo meu lindo intercâmbio em inglês 🌍, investido por mim mesma 💪.
Sim, eu tenho muito orgulho disso!
Mas essa história, essa nova etapa da minha vida vocês vão acompanhar em meu perfil profissional do Linkedin 📲. Fiquem de olho por lá! 👀
O que eu aprendo cada dia mais é que eu não sei de nada 🤯 e que somos um embaralhado de experiências vividas por nós mesmos 🌀 e que não devemos NUNCA nos comparar ao outro 🚫.
Esse é um pequeno resumo sobre minha história 📜, em que eu não escolhi uma profissão de berço de família 👶, e que simplesmente fui tendo oportunidades abraçadas por não ter visão de oportunidades dadas de forma fácil 🚪.
Essa garotinha 👧 que se tornou mulher 👩, mas que ainda vê a garotinha cheia de vida e vontade de viver algo novo sempre 🌟 está aqui viva e buscando sempre cheia de energia ⚡ para transformar a área de Departamento Pessoal em algo estratégico 🎯.
Esse é meu verdadeiro objetivo 🏆, ter a oportunidade de aproximar cada vez mais o Departamento Pessoal do negócio estratégico da empresa 🏢, com visão mais tecnológica 💻 e processos mais leves e intuitivos 🌐.
Vamos juntos nessa? 🚀
Por Sara
Por Sara
Por Sara
Muito feliz com esse mais novo projeto! Vem aí muitas novidades! Aguardem!
Estamos felizes com a sua chegada!