de leitura
2 minutosO desafio do século no mundo corporativo, certamente transita entre gerir pessoas e fazer isso de maneira assertiva, humana e sustentável. Diante das tendências tecnológicas, atiremos a primeira pedra, quem nunca se viu em inércia, quando exposto ao desafio de desenvolver pessoas com inovação.
A ideia deste artigo é trazer possibilidades, quando o assunto é desenvolvimento, melhorias e tecnologia. Muito provavelmente o brainstorming virá, meus caros leitores! Porém, junto a ele uma porção de ansiedade para colocar tudo isso em prática logo mais.
1- Realidade Virtual na Capacitação: óculos e luvas de realidade virtual já são explorados no universo gamer, mas trazer possibilidades comuns para o treinamento e desenvolvimento pode tornar imersivas situações de desafios diversos. Seja criativo na elaboração de cenários práticos e permita melhorias em técnicas e habilidades comportamentais.
2- Gamificação no Aprendizado: abordar elementos de jogos incorporados em processos de aprendizado já é uma realidade há algum tempo, tornando o desenvolvimento de habilidades mais envolvente e motivador. Afinal, todo adulto ainda gosta de brincar, não é mesmo?
3- Mentoria Digital: simmmm… Existem plataformas e aplicativos que facilitam o processo de mentoria à distância, conectando mentores e mentorados para o desenvolvimento de habilidades específicas. A ideia é multiplicar saberes, além disso, pode ser que você identifique talentos em potencial na sua corporação.
4- Plataformas de Aprendizado Adaptativo: explorar plataformas que ajustam automaticamente o conteúdo de aprendizado com base no desempenho e nas preferências individuais, otimizando a eficácia do treinamento. Cada indivíduo possui um tempo de evolução e uma preferência de metodologia de aprendizado, plataformas adaptativas valorizam o singular.
5- Inteligência Artificial na Avaliação de Competências: quem utiliza IA para desenvolvimento de competências, certamente está explorando o mais rico e detalhado material para avaliar planos de desenvolvimento individual, a IA possibilita minuciar habilidades, realizar análise preditiva de Gaps e oferecer insights objetivos sobre o progresso individual.
6- Plataformas de Microlearning: existe uma crescente popularidade de abordagens de aprendizado mais curtas e focadas, adaptadas é claro, à era da atenção limitada. Certamente é uma preferência para corporações com necessidades específicas e tempo reduzido para aprendizagem.
7- Inclusão Digital e Acesso Remoto: precisamos considerar como as tecnologias estão sendo empregadas para garantir a inclusão digital e o acesso ao desenvolvimento de habilidades, independentemente da localização geográfica.
O mundo Tec não está para brincadeira. Vamos aguardar o melhor proveito disso.
E aí, curtiu? Se sim, continue nos acompanhando por aqui. Nosso compromisso é forrar sua caixinha de conteúdo e insights.
Se aplicar uma de nossas ideias utilize a Hashtag #mundotecvixting Até mais!
Babila Rangel – Expert em treinamento e Desenvolvimento / Mestranda em Engenharia da Informação.
Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.
Por Sara
Por Sara
Por Sara
Babila, excelente explanação, assunto bastante relevante, claro e objetivo. Parabéns pelo conteúdo…
O desenvolvimento tecnológico já existe e não vai parar! É sempre importante encará-lo como aliado e não como inimigo. Parabéns pela iniciativa!
Babila, curti sim com certeza todas estas ideias do mundo tec, são ótimas para as necessidades atuais de aprendizagem!!!
O artigo aborda uma gama abrangente de tecnologias educacionais, destacando a interseção entre inovações como realidade virtual, gamificação e plataformas de aprendizado adaptativo. A integração da inteligência artificial na avaliação de competências destaca uma abordagem moderna na mensuração do progresso educacional. A menção a plataformas de microlearning destaca a importância do aprendizado fragmentado para a eficácia do ensino. A inclusão digital e o acesso remoto emergem como questões cruciais, indicando uma preocupação com a equidade no acesso à educação. Essas tecnologias combinadas têm o potencial de transformar significativamente os métodos de aprendizado, proporcionando experiências mais envolventes e acessíveis.
O novo mundo precisa disto , novas ideias , aplicação de tendências que já se fazem necessárias . Nosso país tem sim profissionais que podem e vão fazer a diferença neste perfil tecnológico que não para de se desenvolver . Parabéns!
Uau, quanta inovação em uma plataforma só. A tecnologia está aí para nos ajudar e com certeza estarei por aqui buscando mais conhecimento e inovação. Obrigada!
Sou suspeito pra falar, visto que conheço o trabalho da “Babi” (para os íntimos..rsrs) bem de perto! Uma profissional visionária, com expertise em várias linhas do conhecimento, com domínio e autoridade no assunto. Todavia, a meu ver, sua maior qualidade é sem dúvida sua generosidade e disposição para ajudar o próximo.
Numa temática cada vez mais relevante em nossos dias, nada melhor do que contarmos com profissionais capazes e engajados para nos ‘guiar’ nessa jornada que já é uma realidade, e cada vez mais se faz presente em nosso cotidiano! Dito isso, convido a você a mergulhar nesse fragmento de sabedoria a que somos brindados, e a se aprofundar no trabalho dessa profissional, nos meandros da tecnologia e suas oportunidades correlatas!
Amei a abordagem sobre o aprendizado individual. Super pertinente disponibilizar opções de cursos pensando nas habilidades individuais.
Parabéns Babila, excelente assunto.
Babila, sua determinação e protagonismo são uma referência profissional. Temos muitos caminhos a trilhar quanto a IA e você já está lá na frente.
Parabéns Babila!
Excelente explanação sobre o assunto.
A tecnologia ainda é um grande desafio em nosso meio corporativo, porém acredito que estamos avançando de forma significativa, principalmente com a introdução de IA.
Muito grata pela troca de conhecimento de altíssimo nível, com uma linguagem clara para quem deseja ingressar, ou até mesmo profissionais da área sobre IA e educação continuada em saúde . Parabéns Babila.