NR23: saiba mais sobre a norma de proteção contra incêndios!

Você conhece a NR23? É um regulamento que compõe a legislação sobre a proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Ela é importante para a segurança dos colaboradores e da própria empresa. Quer saber mais sobre essa norma?

Então, confira, neste post, as principais informações sobre ela e como se adequar a NR23.

Qual a função da NR23 na proteção contra incêndios?

norma regulamentadora 23 dispõe sobre regras relacionadas a proteção contra incêndios em geral e as medidas preventivas adequadas nas áreas de trabalho. Essa norma é mais uma medida para a segurança e a saúde dos colaboradores. Além de proteger os bens da empresa contra incêndios e prepará-la para situações de emergência.

Portanto, ela estabelece algumas regras e procedimentos que devem ser adotados em situações de combate às chamas, evacuação e retirada de possíveis vítimas.

A NR 23 estabelece que toda e qualquer empresa deve possuir:

  • proteção contra os incêndios;
  • saídas suficientes para a rápida retirada dos colaboradores, em caso de incêndio;
  • equipamentos suficientes para combater o fogo em seu início;
  • pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos.

A norma de proteção contra incêndios descreve detalhadamente essas medidas básicas de segurança. Então, confira a seguir o que é preciso ser considerado para cumprir a NR23.

Como se adequar à NR23?

Saídas de emergência

As saídas de emergência devem ser em número suficiente para a retirada rápida das pessoas e garantir que todos consigam sair do local. Essa quantidade deve ser compatível com o tamanho do espaço e com o quadro de colaboradores.

A largura mínima das aberturas de saídas deve ser de 1,20 , bem como os corredores que dão acesso a elas.  Essas portas devem contar com um sistema antichama para inibir a propagação do fogo e da fumaça.

A distância a ser percorrida até elas deve ser de no máximo 15 metros em ambientes de alto risco e de 30 metros para ambientes considerados de risco médio ou baixo.

A norma recomenda que todas as saídas sejam claramente identificadas e sinalizadas com a instalação de placas ou sinais luminosos. Elas devem orientar o caminho até a saída mais próxima.

Equipamento de prevenção e combate ao incêndio

Dentre os principais equipamentos destacam-se os sistemas de alarme, extintores, hidrantes e mangueiras. Para as empresas de grande e médio porte, os sistemas de detecção de incêndios são obrigatórios.

Na hora de escolher os extintores, deve-se tomar algumas precauções, pois existem diversos tipos destinados para cada classe de fogo. Por exemplo, o extintor do tipo “espuma” é utilizado para combater os fogos de classe A e B.

A quantidade de extintores será determinada pela área coberta pela unidade de extintores, pelo risco de fogo, classe de ocupação e distância máxima a ser percorrida. Eles deverão ser colocados em locais de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos chances de o fogo bloquear a possibilidade de alcançá-lo.

Brigada de emergência

A brigada de emergência é formada pelos próprios colaboradores e pode contar com o auxílio de profissionais de empresas terceirizadas. Ela deve receber um treinamento especializado para resgatar, combater as chamas e prestar os primeiros socorros.

Para que os colaboradores estejam prontos para vivenciar quaisquer possíveis situações de emergência, é importante realizar cursos e simulações surpresas, que devem ser conduzidos por um especialista em segurança do trabalho.

Em caso de incêndio acione o sistema de alarme; chame imediatamente o corpo de bombeiros; desligue máquinas e aparelhos, quando necessário; combata o fogo o mais rapidamente possível utilizando os equipamentos de maneira adequada.

Procure obedecer a legislação de segurança; em especial a NR23 que determina as obrigações quanto a proteção contra incêndios. Isso significa garantir o bem-estar e a proteção das pessoas e, também, resguardar o patrimônio contra esse tipo de sinistro.

Sua empresa precisa de ajuda para se adequar às normas de segurança e ficar por dentro da legislação na proteção contra incêndios? Então, entre em contato com a nossa equipe.

  • Share:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado! Entraremos em contato o mais rápido possível!

Fale com um Especialista

Preencha o formulário e entraremos em contato

x