Conheça a importância da sinalização de segurança para a sua empresa

A sinalização de segurança desempenha um papel muito importante dentro das empresas quando o assunto é informar e advertir os trabalhadores quanto aos riscos existentes em seu ambiente de trabalho. Para tanto, foi elaborado a NR-26, que trata exclusivamente sobre as regras para sinalizações.

Toda empresa que deseja exercer suas atividades sem colocar em risco a proteção dos trabalhadores e garantir a qualidade no local de trabalho precisa se adequar a essa e outras normas que visam a saúde e segurança do trabalho.

Por isso, no artigo de hoje vamos apresentar o que é sinalização de segurança para que você conheça a sua importância para a empresa. Também mostraremos como você pode sinalizar a empresa.

O que é sinalização de segurança?

A sinalização de segurança é um conjunto de estímulos visuais ou sonoros que informam o trabalhador sobre a conduta que ele deve seguir. São mensagens claras e objetivas que facilitam a organização do ambiente de trabalho, a circulação de funcionários e alertam sobre os perigos do local.

Com isso, o objetivo é manter a segurança no ambiente de trabalho e reduzir as chances de acidentes. O uso de sinalização de segurança é previsto pela Norma Regulamentadora de número 26, que determina o uso de sinalizações conforme as seguintes funções:

  • prevenção de possíveis acidentes;
  • identificação dos equipamentos de segurança;
  • delimitação de áreas;
  • identificação das tubulações de líquidos e de gases advertindo contra possíveis riscos;
  • identificação e advertência acerca de riscos existentes.

As placas de sinalização de segurança devem utilizar símbolos e cores padronizados para que todos possam compreender o seu significado. Em alguns casos, também é necessário utilizar sinais luminosos ou sonoros para chamar a atenção dos trabalhadores que circulam no local.

Essa norma também trata da rotulagem preventiva em casos de produtos perigosos. Todo rotulagem deve conter identificação e composição do produto químico, pictogramas de perigo, palavras de advertência, frases de perigo, frases de precaução e informações suplementares.

Quais são os tipos de sinalização?

A sinalização de segurança é classificada de acordo com a importância dos riscos, as áreas a serem cobertas e dos perigos existentes. Existem 4 categorias, as quais são:

Sinais de emergência

O objetivo dessa sinalização é indicar saídas de emergência, direções de fuga ou localização de equipamentos em casos de emergências, como incêndios ou vazamentos de gás. O formato das placas devem ser retangulares e quadradas, com o fundo vermelho ou verde e desenho em branco.

Sinais de aviso

Essa sinalização indica quais são as atitudes perigosas que não devem ser realizadas no local. Normalmente são utilizados para indicar a presença de materiais inflamáveis e radioativos. As placas têm formato triangular, com fundo amarelo e escrito em preto.

Sinais de perigo

São placas que sinalizam a necessidade de cautela ou para locais que devem ser evitados, como áreas restritas, risco de contaminação e alta tensão. Também são utilizadas placas com formato triangular, com fundo amarelo e escrito em preto.

Sinais de obrigação

Essas placas indicam necessidade do uso de EPIs para evitar possíveis acidentes de trabalho, como a indicação de proteção obrigatória dos olhos, das mãos ou do corpo todo. As placas de obrigação têm formato circular, com fundo azul e escrito em branco.

Lembre-se de que todas as placas de sinalização de segurança devem estar em locais bem posicionados, sem causar distrações visuais nem atrapalhar o tráfego de trabalhadores. Agora que você já sabe sobre sinalização de segurança, leia nosso artigo sobre a importância de fazer uma gestão de segurança do trabalho bem feita. Boa leitura!

  • Share:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado! Entraremos em contato o mais rápido possível!

Fale com um Especialista

Preencha o formulário e entraremos em contato

x